Comércios fechados

Sem respeito ao isolamento, flexibilização em BH pode ficar para o fim de junho

Prefeito Alexandre Kalil disse em entrevista coletiva que reabertura de parte dos estabelecimentos comerciais a partir do dia 25 de maio depende exclusivamente do comportamento da população e da ocupação de leitos de UTI

Por Lucas Morais
Publicado em 05 de maio de 2020 | 20:33
 
 
 
normal

Após anunciar que Belo Horizonte pretende iniciar a flexibilização do isolamento social a partir do dia 25 de maio, o prefeito Alexandre Kalil (PSD) contou em entrevista coletiva nesta tarde que a reabertura gradual dos comércios e serviços pode ficar para o fim de junho caso a população "não se mantenha em casa".

De acordo com Kalil, a retomada das atividades depende exclusivamente do comportamento dos moradores para reduzir a propagação do coronavírus na capital. “Isso foi dito pelos cientistas médicos, se o pessoal não ficar em casa e esse quadro aumentar [o número de casos], pode ir para o final de junho", afirmou.

O prefeito ainda declarou que a liberação depende também da disponibilidade de leitos de UTI na capital para pacientes tratarem o coronavírus. "Temos uma ocupação de menos de 49%. Se hoje fosse dia 25 [de maio], poderia começar a abrir gradualmente parte do comércio. Mas é importante essa consciência, amanhã posso falar que entramos em colapso", explicou.

Fechamos há mais de 45 dias

Desde o dia 20 de março, todas as atividades comerciais e serviços considerados não essenciais, como salões de beleza, academias e lojas de varejo, não podem abrir as portas por conta da pandemia. O fechamento já dura 45 dias, o que tem causado reações de algumas entidades que representam o setor.

Porém, Kalil voltou a lembrar que Belo Horizonte foi a primeira capital a suspender o comércio e também deve abrir a flexibilização nas metrópoles brasileiras.

 

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!