10ª Edição

Seminário da imigração italiana em Minas Gerais terá programação online

Com programação gratuita, evento conta com o patrocínio institucional do Consulado da Itália em Belo Horizonte e vai abordar a influência italiana em Minas

Por Clarisse Souza
Publicado em 30 de setembro de 2020 | 03:00
 
 
 
normal

Um olhar mais atento à história de Minas a partir do fim do século XIX não deixa dúvidas: a comunidade italiana que por aqui chegou a partir de 1888 ajudou a construir uma ponte entre as duas culturas, com reflexos que podem ser observados na arquitetura, literatura, gastronomia, educação e até mesmo nas práticas esportivas em território mineiro. Esse laço construído no decorrer de décadas será o fio condutor do 10° Seminário da Imigração Italiana em Minas Gerais, evento gratuito que, por causa da pandemia, será integralmente transmitido pela internet entre 6 e 10 de outubro.

Com o tema “A influência italiana no desenvolvimento, na cultura e nos esportes em Minas Gerais”, o seminário conta com o patrocínio institucional do Consulado da Itália em Belo Horizonte. Serão 14 encontros, com palestras, vídeos e conferências no decorrer dos quatro dias.

Embora não seja estritamente acadêmico, o evento é uma atividade de extensão das Universidades Federais de Minas Gerais (UFMG) e de Juiz de Fora (UFJF) e será promovido em parceria com a associação Ponte entre Culturas e o Conselho Geral de Italianos no Exterior (CGIE), entidade pública que reúne e representa os cidadãos italianos residentes no exterior. Ao todo, o seminário terá 62 palestrantes. 

Giusi Zamana, que faz parte da comissão organizadora do evento, destaca que a  programação online amplia a abrangência do seminário e permite alcançar um público muito maior. “Com a edição virtual tivemos a possibilidade de contemplar todas as regiões (de Minas). Temos participantes do Sul, do Triângulo, da Zona da Mata, das regiões das Vertentes e Central, além das regiões da divisa com o Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo, áreas contíguas de onde provieram muitos imigrantes italianos que se fixaram em Minas Gerais”, ressalta. 

Na abertura do evento, que acontece no dia 6, às 9h30, o embaixador da Itália no Brasil, Francesco Azzarello, a vice-ministra italiana das Relações Exteriores e Cooperação Internacional,  Marina Sereni, e o secretário-geral do  Conselho Geral de Italianos no Exterior, Michele Schiavone, vão falar sobre a representação da comunidade italiana no exterior  – atualmente, cerca de 6 milhões de italianos moram em outros países. 

Dirigido não só a italianos ou descendentes, mas a todos que se interessem pela cultura, história, genealogia, turismo das origens e pelo intercâmbio Minas-Itália, o seminário terá tradução simultânea, em português, italiano e em Libras, com transmissão ao vivo em dois canais pelo Youtube. 

Para Giusi, o seminário será um momento de relembrar o passado sem deixar de lado as reflexões sobre o presente. “Estamos falando das raízes que temos, da imigração italiana no passado, mas sem deixar de lado os aspectos contemporâneos da Itália”, finaliza.

Saiba como participar:

10º Seminário da Imigração Italiana em Minas Gerais - A Influência Italiana no Desenvolvimento da Cultura e Esportes em Minas Gerais

- De 6 a 10 de outubro de 2020

- Inscrições gratuitas pela plataforma Sympla, para a emissão de certificados

- Site: www.ponteentreculturas.com.br/seminario2020/

- Redes sociais: 

instagram.com/imigracaomg

facebook.com/SeminarioImigracaoItalianaMG

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!