Drama em Minas

Situação da barragem é estável, mas alerta continua em Rio Preto

Após evacuação das famílias, animais também são retirados das áreas de risco com o apoio da mineradora Vale

Por Bruno Menezes e Letícia Fontes
Publicado em 17 de março de 2019 | 20:14
 
 
 
normal

De acordo com o prefeito de Rio Preto, Inácio Ferreira (Dem), a situação da barragem da Hidrelétrica de Mello, de propriedade da Vale, na Zona da Mata, é estável. No entanto, não há previsão de retirada do alerta. Nesse sábado (16), 29 moradores tiveram que deixar suas casas após a mineradora elevar o nível de cuidado da estrutura por causa das fortes chuvas que atingiram a região. Essa foi a quarta evacuação no Estado por risco de estabilidade de barragens desde o rompimento em Brumadinho. Os outros três locais foram Itatiaiuçu, Congonhas e Macacos.

“Hoje a água já baixou dois centímetros, está em um nível aceitável. Os engenheiros estão no local avaliando. O que acontece é que vazou água para dentro da galeria. A suspeita é de que essa infiltração tenha ocorrido devido a obra que já estava sendo feita, mas ainda não é possível afirmar isso. É preciso esperar a galeria ser esvaziada e esperar também o laudo dos técnicos”, explicou o prefeito.

Neste domingo (17), de acordo com a prefeitura da cidade, foi realizado o Plano de Ação de Resgate de Fauna, que prevê o deslocamento de animais que se encontram na zona de risco. Ainda segundo a assessoria do executivo, três pontos de passagens em estradas vicinais estão interditados por estarem em área de risco. O fluxo de veículos no local está sendo realizado no esquema “siga e pare”.

Por meio de nota, a Vale informou que o plano foi montado e está sendo executado em conjunto com os proprietários de imóveis, Defesa Civil Municipal, Defesa Civil Estadual e Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), para prestar atendimento emergencial e evacuação dos animais para áreas seguras. A empresa destacou também que dará continuidade a tratamentos e alimentação. Por medida de segurança, a presença de pessoas na ZAS está restrita, e o acesso para o trato de animais tem ocorrido em regime de contingência, conforme procedimento definido por esse mesmo grupo.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!