Educação

Situação do CNPq põe em risco décadas de investimento em pesquisa, diz UFMG

Conselho da universidade divulgou carta em defesa do órgão

Por Da redação
Publicado em 29 de agosto de 2019 | 16:30
 
 
 
normal

Diante dos cortes orçamentários sobre as universidades públicas, o Conselho Universitário da Universidade Federal da UFMG divulgou, nessa terça-feira (27), documento em defesa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o CNPq. O texto aponta que se os cortes orçamentários forem mantidos “milhares de estudantes, no país e no exterior, não poderão manter-se e prosseguir com seus estudos.”

Ressalta ainda que bolsas de pesquisadores altamente qualificados serão suspensas e que projetos relevantes em todas as áreas do conhecimento serão cancelados. O colegiado manifesta também “grande preocupação diante da grave situação orçamentária e financeira” do CNPq, que põe “em risco décadas de investimentos em recursos humanos e em infraestrutura para pesquisa e inovação no Brasil”.

O conselho discute ainda que é necessário preservar os investimentos em educação, cultura, ciência, tecnologia e inovação, em épocas de crise. O texto destaca ainda que o país “não pode desconsiderar esse patrimônio público [o CNPq] construído ao longo de décadas pelo esforço conjunto de pesquisadores, das comunidades universitárias e de toda a sociedade brasileira".

Suspensão de bolsas

Há pouco menos de 15 dias, o CNPq informou a suspensão da indicação de bolsistas. Com a medida, bolsas que estão neste momento ociosas em universidades e instituições de pesquisa deixarão de ser ocupadas

A medida afeta bolsas de iniciação científica, mestrado e doutorado que são concedidas a estudantes de graduação e pós por meio de instituições de ensino superior e de pesquisa. No total, haverá a suspensão de cerca de 4,5 mil dessas bolsas (de um total de mais de 50 mil oferecidas nessa modalidade).

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!