NESTA SEXTA

Sob ameaça da mineração, Parque das Mangabeiras completa 40 anos em BH

Prefeitura organizou atrações para comemorar aniversário de um dos espaços verdes mais importantes da capital

Por Anderson Rocha
Publicado em 12 de maio de 2022 | 16:18
 
 
 
normal

Um dos cartões-postais essenciais de Belo Horizonte, o Parque das Mangabeiras, localizado no bairro de mesmo nome, na região Centro-Sul da capital, aos pés da serra do Curral, completa 40 anos nesta sexta-feira (13), sob ameaça de sofrer perdas devido à ameaça de mineração na região. Para comemorar o aniversário, a prefeitura montou uma programação especial, com feiras, ruas de lazer, exposições, entre outros.

O parque é uma opção para a prática de esportes, lazer, contemplação e descanso, e tem no entorno uma bela e importante área verde. De acordo com dados levantados pela Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB), foram catalogadas pelo menos 526 espécies animais. Parte delas só vive lá, como 33 tipos de aves; e outras 11 espécies, incluindo peixe e mamífero, estão em risco de extinção.

A instalação da Taquaril Mineração S/A (Tamisa) na serra do Curral foi aprovada pela Câmara de Atividades Minerárias (CMI) do Conselho Estadual de Política Estadual (Copam) na madrugada de 30 de abril. A liberação é alvo de diversas ações na Justiça. Em uma delas, a PBH pede a suspensão do licenciamento, sob argumento de diversos riscos à capital.

Na sexta-feira passada (6), em entrevista à rádio Super 91.7, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Flávio Roscoe, classificou o possível impacto ambiental oriundo da mineração na serra como "dramatismo enorme". Segundo ele, todos os processos e condicionantes ambientais foram cumpridos.

Comemoração

Enquanto clima é de tensão na Justiça, a população poderá aproveitar uma programação especial e gratuita neste fim de semana, já a partir desta sexta (13). Há atividades para crianças e adultos. 

Sexta-feira (13)
Exposição “Parque das Mangabeiras 40 anos - história, lazer e preservação ambiental”
Local: Praça das Águas
Horário: das 9h às 16h

Sábado (14)
Rua de Lazer da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, com pula-pula, cama elástica, pintura facial e outros brinquedos
Horário: das 10h às 14h 

Exposição “Parque das Mangabeiras 40 anos - história, lazer e preservação ambiental”
Local: Praça das Águas
Horário: das 9h às 16h

Feira de Economia Solidária, promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico
Horário: das 8h30 às 16h30

Domingo (15)
Feira de Economia Solidária, promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico
Horário: das 8h30 às 16h30

Vacina contra febre amarela

A prefeitura reforça que, para acesso ao parque, é necessária a vacinação contra a febre amarela. Caso o visitante não esteja com o comprovante, deverá preencher uma declaração, disponibilizada no local, de que já se encontra imunizado (vacinado há, pelo menos, 10 dias).

Menores de 9 meses, por não poderem ser imunizados contra a doença, não podem acessar o parque.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!