Trabalho

Taxistas saem em carreata contra o Uber em Belo Horizonte

Categoria se concentrou em frente ao Mineirão e segue até a Câmara de Veradores, no bairro Santa Efigênia; de lá, eles ainda pretendem ir à Cidade Administrativa

Por Gustavo Lameira
Publicado em 11 de novembro de 2015 | 08:21
 
 
 
normal

Os taxistas de Belo Horizonte saem em carreata contra os serviços do Uber na manhã desta quarta-feira (11). Cerca de 1.500 se concentraram em frente ao Mineirão, na Pampulha, e seguem para a Câmara de Vereadores, no bairro Santa Efigênia, região Leste da capital.

Conforme o Sindicato Intermunicipal dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários, Taxistas e Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens de Minas Gerais, (Sincavir), "o protesto é para que o transporte de passageiros clandestino (Uber) seja proibido", disse Avelino Moreira, secretário do sindicato. 

A categoria pretende ser recebida pelo presidente da Câmara, o vereador Wellington Magalhães (PTN).

O Uber oferece, por meio de aplicativo, serviço particular para o transporte de passageiros. Para tentar resolver o impasse, a BHtrans, empresa que gerencia o trânsito na capital, apresentou proposta para criação de um serviço de táxis de "luxo".

A carreta vai passar pelas avenidas Antônio Abrahão Caram, Antônio Carlos, complexo de viadutos da Lagoinha e avenida dos Andradas, até a Câmara.

Depois, os taxistas pretendem ir até a Cidade Administrativa, na região Norte de BH, seguindo pelas avenidas dos Andradas (sentido bairro), Silviano Brandão, Cristiano Machado e MG-010. A categoria também pretende ser recebida por representante do governo de Minas.

Proposta para Uber

A proposta apresentada pela BHTrans prevê a criação de uma nova categoria de táxi, a Premium, em um padrão superior ao do serviço licenciado que se tem na praça. Se for aprovado, restará aos motoristas do Uber candidatar-se a taxistas auxiliares – já que os aplicativos só poderão trabalhar com os motoristas conveniados da autarquia – ou formar empresas para concorrer a uma das 600 placas empresariais que serão licitadas até o fim deste ano. 

A proposta desagrada os motoristas do Uber, que não querem se tornar motoristas auxiliares.

Acompanhe nosso canal de trânsito 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!