Conforto

Transporte público é o principal desafio 

O especialista em trânsito Silvestre de Andrade considera que o fundamental para que o transporte público garanta adeptos é a qualidade

Por Aline Diniz /Bernardo Almeida
Publicado em 22 de setembro de 2014 | 23:10
 
 
 
normal

A troca do transporte individual pelo de massa ainda é um desafio nas metrópoles brasileiras. Somente a capital mineira teve média de 136 novos carros em circulação por dia no primeiro semestre deste ano, segundo dados o departamento Nacional de Trânsito. A frota de veículos de Belo Horizonte já ultrapassa 1,6 milhão.
 

O especialista em trânsito Silvestre de Andrade considera que o fundamental para que o transporte público garanta adeptos é a qualidade. “Precisa ter conforto, ser mais rápido e não pode ficar engarrafado como os demais veículos”, diz.

Além disso, o engenheiro defende que há uma diferença entre ter o carro e usar o veículo. Como já acontece em países da Europa como França, Inglaterra e Alemanha, por exemplo, as pessoas têm carros, mas usam o transporte público no dia-a-dia. “Se o transporte público melhorar, a tendência é que as pessoas passem a usá-lo, deixando o carro para dias de lazer”, completa. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!