Após reunião com representantes da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais na tarde desta sexta-feira (13), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) decidiu por não paralisar atividades por causa da pandemia do coronavírus.
As aulas estão mantidas em todos os níveis – extensão, graduação, e pós-graduação. Antecipada a O TEMPO por uma fonte, a decisão foi informada à comunidade acadêmica na noite desta sexta-feira.
Pessoas ligadas ao governo afirmaram à reportagem que a recomendação foi pela suspensão ao menos parcial de atividades na universidade.
Com isso, apesar da manutenção da rotina acadêmica, a UFMG vai limitar viagens de estudantes e pesquisadores, e recomenda que servidores e alunos “vindos de qualquer país” não compareçam às atividades pelo menos nos próximos 14 dias.
A universidade afirma que “congressos, simpósios, cerimônias de formatura, posse e entrega de títulos honoríficos, eventos comemorativos, científicos, artísticos, culturais e esportivos e reuniões colegiadas amplas” estão suspensas e não devem ser reprogramadas até que “se restabeleça a normalidade”.
Também, a reitoria recomenda que “reuniões e bancas de conclusão de curso se realizem, sempre que possível, por meio de ferramentas digitais de comunicação”.
"Todas as decisões estão alinhadas às definições do Ministério da Saúde, Ministério da Educação e da Instrução Normativa nº 19, do governo federal, que estabelecem as medidas de prevenção, proteção e enfrentamento da pandemia. São cuidados que visam a garantir a saúde coletiva e o funcionamento da Universidade em condições seguras", explica a reitora Sandra Regina Goulart Almeida, em nota divulgada pela UFMG.
Confira as recomendações completas da UFMG:
Seguindo os protocolos estabelecidos, a Reitoria encaminha as seguintes instruções:
- As aulas dos cursos de graduação, de pós-graduação, de extensão e da EBAP, por enquanto, estão mantidas.
- Servidores docentes e técnico-administrativos em educação, trabalhadores terceirizados e estudantes recém-admitidos no Brasil, vindos de qualquer país, a partir das duas últimas semanas em diante, não devem comparecer às suas atividades nos espaços da Universidade, por 14 dias. Sugerimos, ainda, que permaneçam em casa.
- Atividades acadêmicas como congressos, simpósios, cerimônias de formatura, posse e entrega de títulos honoríficos, eventos comemorativos, científicos, artísticos, culturais e esportivos e reuniões colegiadas amplas estão suspensas e não deverão ser reprogramadas até que se restabeleça a normalidade.
- Viagens nacionais e internacionais apenas serão autorizadas mediante justificativa de necessidade imperiosa.
- Recomenda-se que reuniões e bancas de conclusão de curso se realizem, sempre que possível, por meio de ferramentas digitais de comunicação.
- Gestantes, pessoas idosas e com doenças crônicas, mais suscetíveis às consequências do coronavírus, deverão receber atenção especial e tomar cuidado redobrado, evitando ao máximo a exposição a aglomerações.
- Reitera-se a recomendação de maior frequência de higienização das mãos, com água e sabão ou álcool gel.