Fotossensibilidade

Única girafa de Belo Horizonte morre no zoológico nesta terça-feira

Ana Raio tratava, desde janeiro deste, ano uma lesão no dorso que a impedia de se alimentar normalmente; não há previsão para chegada de outro animal da espécie

Por DA REDAÇÃO
Publicado em 10 de fevereiro de 2015 | 13:10
 
 
 
normal

A única girafa de Belo Horizonte, que vivia no zoológico da capital, morreu nesta terça-feira (10) aos 12 anos. A informação foi confirmada pela Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte. Na natureza, a vida de uma girafa é de 15 a 20 anos.

Chamada de Ana Raio, a girafa estava em tratamento desde janeiro deste ano por causa de lesões no dorso, que a impediam de comer direito. O problema foi possivelmente causado por uma forte sensibilidade da pele à luz, especialmente aos raios solares, segundo especialistas do zoológico. A causa da morte, no entanto, ainda não foi confirmada.

O animal veio da Fundação Pólo Ecológico de Brasília para o zoológico da capital em 2004. Por causa da fotossensibilidade, a girafa já estava com restrições de horário para exposição na área externa do recinto e era acompanhada de perto por veterinários, biólogos e técnicos do zoológico.

Só será possível afirmar o motivo da morte de Ana Raio em cerca de 30 dias, quando for divulgado o laudo da necropsia. Ainda segundo a Fundação Zoo-Botânica, não há previsão para a chegada de uma nova girafa.

Zola

Em maio de 2014, o Jardim Zoológico da capital perdeu outra girafa fêmea. Zola, que vivia no mesmo recinto, junto de Ana Raio, morreu de edema pulmonar.

Leão

Outro residente do zoológico de BH, o leão africano Simba, também não está nada bem. Ele está em tratamento desde dezembro passado por causa de uma insuficiência renal crônica.

Com cerca de 16 anos, o leão está internado no Hospital Veterinário da Fundação Zoo-Botânica, onde recebe cuidados veterinários. Simba chegou ao zoológico há 14 anos, depois de sair do Circo de Itália, onde viveu por dois anos.

Com informações da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte.

Atualizada às 16h20

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!