Precaução

UPA Venda Nova suspende atendimento por duas horas após suspeita de Sarampo

De acordo com a Secretaria de Saúde de Belo Horizonte, medida teve caráter preventivo e foi necessária para evitar transmissão da doença

Por Da Redação
Publicado em 31 de agosto de 2019 | 16:22
 
 
 
normal

A Unidade de Pronto Atendimento de Venda Nova, na região Norte de Belo Horizonte, fechou as portas por duas horas na tarde deste sábado (31) após um paciente procurar atendimento com sintomas de Sarampo. De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte, foram feitas medidas de bloqueio vacinal e de desinfecção da unidade e os atendimentos foram retomados por volta das 16h deste sábado (31). 

"As medidas de bloqueio vacinal e desinfecção das unidades têm caráter preventivo e são executadas diante de qualquer hipótese de diagnóstico do sarampo. São executadas de forma profilática para resguardar a saúde das pessoas do local e evitar transmissões", informou a Secretaria de Saúde da capital mineira, ressaltando que a suspensão temporária segue um protocolo definido pelo Ministério da Saúde.

"O protocolo prevê a suspensão de admissão de novos pacientes, verificação da situação vacinal de todas as pessoas que estão dentro da unidade e aplicação de doses para quem ainda não foi imunizado", acrescentou a secretaria.

Ao longo do mês de agosto, o protocolo foi adotado em outras unidades de saúde da capital mineira. Confira a lista com a relação das unidades e as datas em que houve suspensão temporária de atendimento:


21/08 UPA Centro-Sul

22/08 Centro de Saúde São Geraldo

23/08 Centro de Saúde Lagoa

24/08 UPA Centro-Sul e UPA Leste

26/08 Centros de Saúde Califórnia, Tirol, Cafezal, Dom Joaquim, Felicidade I e II e UPA Nordeste – sendo que o caso já foi descartado para sarampo

27/08 UPA Venda Nova e Centro de Saúde Jaqueline II

28/08 Centros de Saúde Osvaldo Cruz, Nossa Senhora Aparecida e UPA Norte

29/08 Centros de Saúde Nova York, Paraíso e UPA Leste  

30/01 UPA Nordeste

31/08 UPA Venda Nova

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!