Em virturde do desastre desta sexta-feira (25), em que uma um barragem de rejeito de minério da Vale rompeu, em Brumadinho, deixando ao menos três mortos e 200 desaparecidos, muitos entidades convocaram campanhas de doação. 

O hemominas convocou doadores de sabgue tipo O negativo, e, conforme a demanda, irá funcinar em regime de plantão. 

A Arquidiocese de Belo Horizonte também está recebendo donativos para serem doados às vítimas.

A Defensoria Pública de Minas Gerais enviou defensores para Brumadinho e atuará em regime de plantão. 

A Prefeitura de Betim e o Shopping Partage também estão recendo donativos para os moradores e vítimas do rompimento da barragem. 

A Câmara Municipal de Belo Horizonte também montou ponto de coleta de donativos para os moradores e vítimas do rompimento da barragem. 

A Vale informou, em nota, que criou um Comitê de Ajuda Humanitária, com equipe formada por assistentes sociais e psicólogos, para prestar assistência aos atingidos pelo rompimento da barragem em Brumadinho (MG). A empresa também disse estar providenciando hospedagem aos atingidos e familiares

Os pontos de atendimento são: Faculdade Asa e Estação Conhecimento de Brumadinho. Nesses locais, funcionários da empresa atuarão como voluntários na prestação de serviço de acolhimento e identificação. A Vale disse que já está providenciando todos os recursos necessários (alimentos, água, medicamentos etc). A iniciativa conta com apoio do Sesi, de MG, que também fornecerá infraestrutura, como tendas e cadeiras.