Com o tráfego interrompido em várias ruas por causa do Carnaval, uma das grandes dificuldades dos foliões de Belo Horizonte é a chegada até os blocos de rua. Independente do transporte escolhido para seguir para a folia é importante sempre ver os bloqueios das vias e avaliar onde se pode estacionar em caso da ida de veículo próprio. Embora a mudança seja dinâmica a cada dia de Carnaval, fizemos um guia de como ficará o transporte na folia.
Ônibus
Quem escolhe ir de ônibus precisa ficar atento às alterações de trajetos de alguns coletivos que foram alterados. É importante se informar antes sobre por onde seu ônibus vai passar e onde você pode descer para caminhar e chegar até o bloco. No geral, a avenida do Contorno será a via mais próxima do centro sempre liberada.
CLICANDO AQUI você pode pesquisar o seu ônibus e saber qual trajeto ele vai fazer de sábado (22) até quarta-feira (26).
Foliônibus
Para ajudar os foliões depois que eles descerem dos ônibus tradicionias a se locomoverem pela folia sem pagar nada, o Foliônibus vai rodar entre o sábado (22) e a próxima terça-feira (25) das 9h às 20h. No total, são 35 veículos circulando.
Veja o itinerário de cada um:
Rota 1 – Centro/Barro Preto/Savassi/Santa Tereza (Via Contorno)
Itinerário: Av. do Contorno (PC na Estação Lagoinha), Av. do Contorno, Rua Raul Mendes, Rua Bueno Brandão, Rua Hermílio Alves, Av. do Contorno, Retorno na Ponte da Rua 21 de Abril (Rodoviária), Av. do Contorno (PC na Estação Lagoinha).
Frota: 18 veículos no sábado, segunda e terça e 20 veículos no domingo
Rota 2 – Centro/Savassi/Floresta (Via Bahia e Contorno)
Itinerário: Av. do Contorno (PC na Estação Lagoinha), Rua Rio Grande do Sul, Rua dos Tupinambás, Rua Curitiba, Av. Bias Fortes, Rua da Bahia, Av. do Contorno, Vdt. da Floresta, Av. do Contorno (PC na Estação Lagoinha).
Frota: 10 veículos sábado, segunda e terça e 15 no domingo
Rota 3 – Pampulha/Mineirão
Itinerário: Alça de ligação da Av. Dom Pedro I / Av. Portugal entre Rua Canárias e Av. Portugal (PC), Alça de retorno exclusivo de ônibus em frente a Estação Pampulha, Rua Cheik Nagib Assrauy, Av. Dom Pedro I, Barragem da Pampulha, Av. Otacílio Negrão de Lima, Retorno na rotatória da Av. Chaffir Ferreira, Av. Otacílio Negrão de Lima; Av. Santa Rosa, Av. Pres. Antônio Carlos, Av. Mal. Esperidião Rosa (retorno), Av. Pres. Antônio Carlos; Av Pedro I , Alça de ligação da Av. Dom Pedro I / Av. Portugal, Av. Portugal, Rua do Mel, Rua das Canárias (dir.),Alça de ligação da Av. Dom Pedro I / Av. Portugal entre Rua Canárias e Av. Portugal (PC).
Frota: 7 veículos
Metrô
O Metrô terá operação especial durante o Carnaval para atender os usuários.
Confira:
Sexta-feira(21): A Estação Central permanece aberta até às 2h.
Sábado(22): As Estações Eldorado, São Gabriel e Vilarinho irão abrir mais cedo, às 5h da manhã, com reforço das bilheterias.
De sábado (22) à terça-Feira(25): Horário ampliado diariamente na Estação Central, aberta até às 1h. As demais estações operarão somente para desembarque, após as 23h.
Carro particular ou aplicativo
Diante das interdições dentro na área central de Belo Horizonte, a recomendação é que os motoristas trafeguem pela avenida do Contorno, que estará liberada para o trânsito e o transporte público. A medida vai facilitar o acesso a qualquer destino dentro da Área Central, sobretudo a região hospitalar.
O acesso à área hospitalar será prioridade na operação do Carnaval. A circulação será pela Contorno, rua Maranhão (próximo ao Hospital da Polícia Militar) ou pela avenida Francisco Sales. Outras regiões da cidade, como a Leste e a Pampulha também terão restrições de circulação dos veículos.
O folião que vai pegar os carros de aplicativo deve ter atenção em relação ao preço, já que a tarifa ficará dinâmica. Além disso, é importante pesquisar onde é permitido fazer o embarque e desembarque para chegar ao bloco, já que muitas ruas estarão bloqueadas.
Para saber os bloqueios a cada dia CLIQUE AQUI.
Aplicativos como o Waze e o Google Maps vão avisar sobre os bloqueios.