Após ter assegurado na Justiça o aumento das passagens de metrô de R$ 180 para R$ 3,40, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) começou a limitar a venda dos bilhetes aos usuários. Internautas do portal O TEMPO relataram que, na estação Gameleira, cada passageiro só pode compar 50  bilhetes. O aumento, apesar de autorizado, ainda não passou a vigorar na capital mineira nesta quarta-feira (24), permanecendo ainda, o menor valor.

Em nota, a CBTU disse que "as definições relativas a vendas de bilhetes são ações que visam unicamente garantir a normalidade do atendimento nas bilheterias das estações, evitando filas e tumultos durante o embarque".

A entidade ainda informou que o limite de 50 bilhetes por pessoa nas estações de BH e Contagem é uma "questão estritamente operacional e de logística, já que o aumento descontrolado da procura poderia resultar em comprometimento da rotina".

Audiência

Ainda na tarde desta quarta-feira (24) será realizada uma audiência de conciliação entre o  Instituto Defesa Coletiva (IDC) – entidade que obteve liminar na Justiça contra o aumento das tarifas do transporte metroviário em BH –  com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). Em pauta está a disussão sobre o percentual de 89% no aumento das tarifas que será aplicado aos consumidores. 

Para a presidente do Instituto Defesa Coletiva, Lillian Salgado, a forma como foi aplicado o reajuste apresentou abusividade. “Impor ao usuário de serviço essencial, de um momento para outro, aumento tarifário tão expressivo, não é a melhor forma de aplicar reajustes. Os aumentos devem ser gradativos”, declara. 

Participam da audiência de conciliação o Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual e o Advocacia Geral da União. 

Atualizada às 19h49