Denúncias de agressão doméstica e pedido de medida protetiva podem ser feitas junto à Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) pela internet. O novo espaço adicionado à Delegacia Virtual recebe registros de violência contra mulheres, mulheres transexuais, idosos, crianças e adolescentes.
A nova ferramenta ficará ativa para receber as denúncias enquanto perdurar o estado de calamidade pública em Minas Gerais, pela pandemia da Covid-19.
A denúncias podem ser feitas apenas por vítimas ou seus representantes legais. O registro da violência pode ser feito pelo site delegaciavirtual.sids.mg.gov.br.
Em seguida o denunciante seleciona uma das opções relacionadas à violência doméstica (ameaça, vias de fato, lesão corporal e descumprimento de medida protetiva de urgência) e preenche dados referentes à sua identificação, dados do agressor e da violência.
O denunciante também pode enviar imagens da agressão, das marcas e hematomas, ou outro arquivo que ajude a esclarecer os fatos. Caso a agressão seja cometida por mais de três pessoas, a Polícia Civil orienta que denúncia deve ser feita de forma presencial.
Quem denuncia também pode acrescentar as testemunhas da violência.