Nem mesmo o frio que fez em Belo Horizonte durante a manhã deste domingo (21) foi suficiente para tirar a animação da criançada que foi ao Parque Municipal, no centro da capital mineira, para acompanhar as atividades da Viradinha Cultural, versão da Virada Cultural voltada para os pequenos. Muitos pais aproveitaram o domingo para levar os pequenos para acompanhar as contações de histórias, para participar de oficina de slime ou para fazer um piquenique no local.

Uma das atividades mais procuradas foram as contações de histórias, realizadas em um palco montado dentro do parque municipal.  A representante comercial Francinete Adame levou os três filhos e a sobrinha para aproveitar o dia. “A gente tem que aproveitar cada vez mais os espaços abertos. Perdi a oficina de slime, mas estou acompanhando as histórias e vou levá-los para a oficina de brinquedos recicláveis também”, disse.

Com apenas 10 anos, a sobrinha de Francinete, Lara Movelo, acompanhou atenta as atividades. “Está muito legal. Quero ir para os brinquedos e depois voltar aqui para acompanhar o teatro”, disse a pequena, explicando um pouco da peça que tinha acabado de assistir. “Foi muito engraçado. Foi sobre uma menina chamada Berenice, que sonhou que o sabiá sumia, e a boneca dela, que era de verdade, ajudou ela a encontrar”.

A cabeleireira Tatiana Faria levou a filha, Lis Santos, de 5 anos, para aproveitar a programação. “A manhã aqui no parque foi muito especial. Viemos acompanhar a história da Berenice e depois vamos aproveitar as outras atividades da programação”, disse, acrescentando que os adultos também viram crianças durante o evento. “Voltamos a ser crianças e nos divertimos muito com eles”.

Muitas pessoas aproveitaram o dia para fazer um piquenique no Parque Municipal. Foi o caso da recepcionista Nívea Nunes, que levou as duas filhas, a sobrinha, além de dois primos. “É muito difícil, hoje em dia, termos evento de cultura interessantes. No mundo de hoje em dia a gente sempre vê coisas mais explícitas. E manter essa coisa de criança viva, e poder passar para eles essa cultura, é muito bacana”, disse, afirmando que o frio não foi empecilho. “O calor humano aquece a gente. Elas também não sentem frio, porque correm e brincam, e isso é muito bacana”.

Os pequenos confirmam. “Está muito legal. Fui no palco, fui gravado por um drone e achei muito bacana”, disse Matheus Henrique, primo de Nívea. “Eu já andei por aí, estava ouvindo música no palco. A gente tava vendo as coisas e agora estamos fazendo piquenique”, acrescentou Emanuelle Sayuri, filha de Nívea, que disse ter gostado mais do piquenique.

A programação da Viradinha Cultural teve início às 10h30. O destaque é o show da MC Elis, uma menina carioca de 7 anos que ficou famosa na internet ao cantar versos com conteúdo que ela chama de empoderamento infantil, como “meu cabelo não é duro, ele é crespo e muito lindo”. O show acontece às 15h30 deste domingo.