De forma inusitada e educativa, a startup Sperm Racing (corrida do esperma, em português) anunciou a realização da primeira corrida de espermatozoides do mundo no Hollywood Palladium, em Los Angeles, em 25 de abril. Com mais de 1.000 espectadores esperados, o evento quer chamar a atenção para a saúde masculina e a fertilidade de uma maneira leve e inovadora. 

Conforme publicado pela revista Xataka On, especializada em tecnologia, a competição será transmitida por câmeras de alta resolução, permitindo ao público acompanhar a corrida em escala microscópica. Os fundadores da empresa levantaram cerca de 1 milhão de dólares (quase R$ 6 milhões) para organizar o evento.

Cofundador da Sperm Racing, Eric Zhu enfatizo a importância de discutir a fertilidade masculina, um assunto muitas vezes ignorado, apesar da diminuição global na contagem de espermatozoides. "Sperm racing não é apenas sobre correr com espermatozoides. É sobre transformar a saúde em uma competição. É sobre fazer da fertilidade masculina algo sobre o qual as pessoas realmente queiram falar, acompanhar e melhorar", declarou.

A corrida simula o sistema reprodutivo feminino, com uma pista que imita símbolos químicos e dinâmicas de fluidos. O evento incluirá conferências de imprensa, pesagens e narração ao vivo, além de apostas.