Sem restrição

Coronavírus não afeta funcionamento de escolas públicas e particulares de Minas

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, até o momento, não há orientação para suspensão de eventos ou atividades escolares em MG

Por Letícia Fontes, Pedro Augusto Figueiredo e Rafaela Mansur
Publicado em 12 de março de 2020 | 13:52
 
 
normal

Diferentemente do Distrito Federal, onde as aulas nas escolas das redes pública e privada e universidades foram suspensas por cinco dias, o surto de coronavírus não deve impactar o funcionamento das atividades escolares de Minas Gerais, pelo menos por enquanto.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), "até o momento, não há orientação para suspensão de eventos ou atividades escolares", mas "as medidas adotadas podem ser alteradas, conforme a avaliação de risco realizada no território". A pasta informou que está monitorando a situação epidemiológica e todos os casos suspeitos e confirmados de coronavírus no Estado e que acompanha a atualização das medidas de prevenção e controle.

Em Belo Horizonte, a Secretaria Municipal de Educação informou que, no momento, não há indicação, pelas autoridades sanitárias, de alteração do calendário escolar e que "as orientações para as escolas são as mesmas que devem ser tomadas por todos os cidadãos". A pasta distribuiu para as instituições orientações sobre os métodos de prevenção no ambiente escolar, como manter os ambientes arejados, não compartilhar alimentos e utensílios e utilizar álcool gel sempre que possível.

O Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep-MG) ressaltou que não há "qualquer determinação do poder público para que as aulas sejam suspensas". No entanto, segundo a presidente da entidade, Zuleica Reis Ávila, o cenário exige atenção. "Medidas semelhantes podem ser tomadas, tanto no âmbito estadual quanto no federal", afirmou, em nota. De acordo com ela, o sindicato está em contato constante com os órgãos competentes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!