A taxa de transmissão por infectado (RT) por coronavírus em Belo Horizonte caiu de 1,10 para 1,09. O dado é do Boletim Epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (20) pela prefeitura da capital. O índice é uma das estatísticas utilizadas pelo Comitê Municipal de Combate à Covid-19 para guiar as medidas de restrição ou flexibilização de estabelecimentos e serviços na cidade. Na última segunda-feira (16), o RT chegou a 1,13, o maior valor registrado desde julho.
Apesar da queda, o valor ainda é alto e está no alerta amarelo do indicador de monitoramento. Na prática, o número aponta que 100 pessoas podem transmitir o coronavírus para outras 109.
Outro indicador do cenário da doença na cidade é a ocupação dos leitos de UTI, que de acordo com o informativo está em 37%, dois pontos percentuais a mais do que o boletim divulgado nessa quinta-feira (19), quando foi registrada uma ocupação de 35%. Já em relação aos leitos de enfermaria destinados a pacientes infectado por Covid-19 houve uma queda na ocupação. Enquanto nessa quinta a taxa era de 35,6%, hoje o índice é de 34,2%.
Números
De acordo com os dados do Boletim Epidemiológico da Prefeitura de Belo Horizonte, a cidade já registrou 52.352 casos de coronavírus e 1.610 óbitos em decorrência da doença. Nas últimas 24 horas houve um acréscimo de 271 novos casos e 13 mortes.