As principais emissoras de Minas Gerais tiveram que alterar a sua grade de programação devido à pandemia do coronavírus. Em comunicado, a Rede Globo informou que “tem consciência da importância do seu conteúdo para levar diversão e, sobretudo neste momento, informação para os brasileiros que estarão cada vez mais em casa nos próximos dias”. A emissora prometeu “aumentar a presença do jornalismo, chegando a 11 horas de programação ao vivo consecutivas, das 4h da manhã às 3h da tarde”.

Com isso, o “Bom Dia Minas” passa a ser exibido das 6h às 8h30. O “Bom Dia Brasil” irá ao ar até as 10h, quando vai estrear “Combate ao Coronavírus”, novo programa focado na pandemia. Ancorado de São Paulo pelo jornalista Márcio Gomes, o programa terá a participação diária de dois especialistas no estúdio para tirar dúvidas do público. A partir de meio-dia, o “MG1” incorpora o tempo do “Globo Esporte”, já que competições esportivas foram canceladas no mundo todo. A princípio, “Terra de Minas” e “Rolê das Gerais” estão mantidos. Os programas já foram gravados e serão exibidos normalmente. 

Gerente de jornalismo da TV Alterosa, filiada ao SBT, Ricardo Carlini anunciou a suspensão temporária do programa “Alterosa Esporte”, devido à paralisação das competições esportivas. “Com isso também vamos garantir um menor fluxo de pessoas dentro da emissora, garantindo o atendimento a protocolos de saúde repassados pela autoridade”, declarou. “Todos os nossos programas estão voltados para a cobertura do coronavírus e, a cada dia,  faremos uma nova avaliação de acordo com as tomadas de decisão das pessoas competentes”, completou.

Diretor de jornalismo da Band News, Murilo Rocha informou que parte do programa “Donos da Bola” será dedicado a boletins e plantões sobre o coronavírus. Já a rádio Band News estará no ar em tempo integral divulgando informações a respeito da pandemia global. Na programação nacional, também haverá entradas locais para trazer o noticiário de BH, como no “Brasil Urgente”, programa comandado por José Luiz Datena.

Em comunicado enviado à imprensa, a Rede Minas informou a suspensão temporária do programa “Agenda”, cujo horário será preenchido com filmes. Já o programa “Brasil das Gerais”, passa a reduzir a participação de convidados no estúdio. O programa “Meio de Campo” cede lugar a reprises do “Jazz Sinfônica Brasil”. O programa “Opinião”, mantido às 9h, irá trazer a palavra de especialistas sobre o surto do coronavírus no mundo.

Em nota, a Empresa Mineira de Comunicação (EMC), responsável pela gestão das emissoras Brasileríssima FM 100,9, Inconfidência AM 880 e Rede Minas, disse que “as emissoras de rádio passam a realizar sua transmissão em rede, com a programação da FM transmitida, também, no AM. Nesse período, não haverá apresentação de locutores e a programação musical será contínua. A programação jornalística vai ao ar normalmente, mantendo os ouvintes informados sobre os últimos acontecimentos”.