Uma iniciativa de jovens publicitários de periferias de São Paulo tem buscado ouvir comunidades e suas demandas em tempos de pandemia. O "Me ajuda a ajudar" nasceu com o intuito de entender as necessidades de moradores de periferias e tentar levar ao conhecimento de grandes empresas, marcas e agências de propaganda e publicidade. O movimento tem o apoio do grupo Publicitários Negros e do BOX1824.

"Nosso propósito era fazer com que esses resultados chegassem às grandes agências de publicidade e empresas. A ideia foi que agências publicitárias fizessem ações com marcas", conta Lidiane Angelo, uma das integrantes do "Me ajuda a ajudar".

A primeira etapa foi desenvolvida em São Paulo com um formulário online espalhado para moradores de comunidades. Entre os dias 20 e 27 de março, cerca de 300 respostas geraram um mapa de necessidades prioritárias dessas pessoas, como água potável, produtos de higiene e limpeza, cesta básica, ajuda financeira e até produções culturais para manter idosos dentro de casa.

O projeto destacou cinco setores, inclusive com o percentual dessas demandas observando o levantamento das respostas. Em ordem, os pontos de maior necessidade foram Higiene, Alimentos, Financeia, Entretenimento e Comunicação. Para saber mais dos primeiros resultados observados, clique aqui.

O projeto ainda está em fase de desenvolvimento e levantamento de dados e espera chamar a atenção de agências e marcas para o que dizem as vozes das comunidades.

"Com a epidemia, a expectativa dos consumidores e de toda a sociedade é que as marcas tenham atitudes empáticas e práticas. Que se comuniquem de uma maneira contextualizada, mas que também tenham atitudes solidárias", aponta a publicitária e doutora em ciências sociais Janaína Maquiaveli, colaborada do movimento "Me ajuda a ajudar".

A segunda etapa pretende expandir esse mapeamento para outros estados, como Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, especialmente em Belo Horizonte. Os moradores de perferias na capital mineira que quiserem contribuir com o projeto e relatar suas demandas neste tempo de enfrentamento da pandemia podem preencher o formulário por meio deste link.