'Umbigo do Sonho'

A realidade de jovens negros por meio do encontro entre dança e psicanálise

Criação inédita do dançarino Fábio Costa e do psicanalista Musso Greco será transmitida neste sábado, às 15h, no Youtube

Por Patrícia Cassese
Publicado em 12 de dezembro de 2020 | 10:37
 
 
normal

Desde que se enveredou pela dança, Fábio Costa já integrou o corpo de sete companhias, tendo, com elas, viajado por 15 países. Mas foi ao observar o trabalho do psicanalista Musso Greco junto aos meninos participantes do projeto Desembola na Ideia - desenvolvido no Plug Minas, no bairro do Horto, junto a jovens em situação de vulnerabilidade social -, que veio o insight de colocar seu corpo a serviço da dança em uma outra instância de criação. Portanto, desta vez não mais guiado pelas ideias de um coreógrafo, e, sim, por uma pessoa que não estivesse profissionalmente envolvida com dança. No caso, o próprio Musso. A ideia era que Fábio se reconectasse às suas próprias memórias, enquanto jovem negro de periferia, num exercício que conduzisse pelo campo dos sonhos, mas não só os que se relacionam com o ato de dormir - também aqueles que estão no plano dos desejos e anseios de todo ser humano. 

Nascia, assim, o espetáculo, “Umbigo do sonho”,  que poderá ser visto gratuitamente neste sábado, às 15h, no canal do Youtube do Grupo Gestus. "A montagem parte de um conceito do Freud sobre o ponto em que um sonho para de ter significação, é um ponto do real que o sonho toca, quando você não consegue mais assoicar, encontrar um sentido quando está relatando o sonho", explica Musso. "Nós usamos essa técnica e esse conceito psicanalítico para construir imagens e encontrar algumas palavras nos sonhos do bailarino que se referissem à sua história, e as quais ele pudesse dançá-las, mas dançá-las porque não encontra signfiicação para elas, porque precisa dar um sentido, uma forma para aquilo que ainda não tem", acrescenta.

Fábio salienta o já citado aspecto de o espetáculo não falar só do sonho no sentido do que é entrelaçado ao ato de dormir. "Mas também no de você acreditar, o sonho que você tem, seja ele qual for: comprar um terreno, plantar uma árvore e ela de dar frutos... Cada um tem um sonho, e é importante acreditar nele. E o espetáculo, ele fala também do trabalho, seja o do artista, ou na construção civil, o da doméstica, o da colheita do café, do corte de cana... Isso esteve muito presente na minha vida. Na infância, eu saia com a minha mãe para as casas, ela trabalhava de doméstica e me levava junto. E eu trabalhava no quintal das famílias, cuidando das plantas. Então, trouxe também um pouco dessa memória nesse trabalho". 

Sobre o fato de ser um psicanalista o seu "provocador", neste novo processo, Fábio diz: "Eu  conheci o Musso no projeto (Desembola na Ideia), e gosto como ele conduz aquela situação ali, com os meninos. Como ele escuta, como organiza a coisa. E, como disse, a minha vontade recente foi a de trabalhar com uma pessoa que não fosse envolvida com dança. Então, a verdade é que eu estava buscando uma coisa nova, o desconhecido. O umbigo do sonho, que é o que você não sabe, o que, entre aspas, não consegue decifrar. E, em certo momento, me despertou isso: se estava buscando o novo, como seria trabalhar com uma pessoa que não é da dança, que não é um coreógrafo, mas que tem um olhar diferenciado e que vá te conduzir a um lugar o qual você pouco explora - ou mesmo que não havia explorado antes? Eu não tinha explorado esse lugar do sonho, então, pra mim, foi desafiador. Na verdade, acho que foi desafiador para todos nós. E está sendo muito prazeroso. Para a equipe como um todo está sendo uma experiência realizadora.  Um sonho em vias de ser realizado. Que venham outros, e que as pessoas possam acreditar nesses sonhos", conclui ele.
 
Espetáculo: "Umbigo do Sonho"

Quando: 12 de dezembro, sábado, às 15h

Onde: Canal do Youtube do Grupo Gestus

Duração: 30 minutos

Participação: gratuita

Classificação indicativa: livre

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!