Online

Casa do Choro lança série virtual com shows, aulas e oficinas musicais

Desenvolvido em parceria com o Bossa Criativa, projeto conta com 50 vídeoaulas e quatro apresentações musicais gratuitas sobre chorinho

Por Alex Ferreira
Publicado em 19 de janeiro de 2021 | 14:51
 
 
 
normal

Com o intuito de preservar a riqueza cultural da música brasileira, o Instituto Casa do Choro, em parceria com o projeto Bossa Criativa da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), acaba de lançar uma série de oficinas e aulas em formato digital que vão explorar a história do chorinho desde sua origem até os dias atuais.

Contando com a participação de instrumentistas consagrados, as classes serão divididas em 50 vídeo-oficinas e quatro shows online que estarão disponíveis gratuitamente a partir desta terça-feira (19) e durante todo o primeiro semestre de 2021, diretamente no site bossacriativa.art.br e também via YouTube. Todas as video-aulas são gravadas e estarão disponíveis no site ao longo da duração do projeto.

O músico, violonista, arranjador e compositor Maurício Carrilho foi o primeiro convidado da série, com o curso “8 com Maurício Carrilho”, no qual ele analisa e ensina sobre o universo do choro a partir de suas composições.

Conhecido por acompanhar grandes nomes da MPB como Nara Leão, Elizeth Cardoso e Aracy de Almeida, o instrumentista conta que participar das oficinas é uma forma de difundir a importância do choro para um novo público. 

"Minha parceria com o Bossa Criativa surgiu porque tínhamos, além de profundo conhecimento específico sobre choro, muito material pronto que poderia ser usado para fins didáticos. Assim, partindo de uma série de CDs que vinha gravando com minhas composições, consegui dar minha contribuição para esse grande e importantíssimo projeto que traz o choro para uma nova geração", realça. 

Outros três módulos de vídeoaulas completam a programação até o fim do ano: "Minishows", que contém quatro apresentações dos conjuntos Água de Moringa e Trio Julio, gravadas especialmente para o projeto; “Princípios do Choro”, que aborda os instrumentistas mais marcantes do estilo musical desde o fim do século 19 até o começo do século 20; e "Furiosa Portátil", com o trabalho de compositores ligados à Casa do Choro – alguns deles entre os mais atuantes no cenário popular brasileiro.

A agenda conta ainda com oficinas e shows com grandes nomes do choro como Cristóvão Bastos, Mauricio Carrilho, Bia Paes Leme, Luciana Rabello, Marcílio Lopes, Jayme Vignoli, Paulo Aragão e Pedro Paes.
A lista completa com as aulas assim como todo o conteúdo do projeto podem ser conferidos pelo site bossacriativa.art.br.
 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!