Considerado um dos festivais de cinema mais importantes e tradicionais do país, o Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema também teve que se adaptar aos novos tempos. Assim como a grande maioria dos eventos culturais mundo afora, ele terá um formato virtual, mas nem por isso deixará de realizar sua versão presencial, como sempre aconteceu.
A organização do festival, que acontece anualmente de forma ininterrupta desde 1991, confirmou que ele vai ser realizado de 28 de novembro a 4 de dezembro deste ano em formato presencial em Fortaleza, seguindo as orientações das autoridades sanitárias, e virtual no Canal Brasil Play (
www.canalbrasilplay.com.br), que disponibilizará durante 24 horas os filmes das mostras competitivas Ibero-americana de Longa e Brasileira de Curta-metragem. Haverá também atividades nas mídias sociais do festival e de parceiros. Haverá também atividades nas mídias sociais do festival e de parceiros.
Inlcusive, as incrições para participar do Cine Ceará, que são gratuitas, foram abertas nesta segunda (3), e seguem até 8 de setembro de 2020.
Para participar, os interessados devem acessar o website
www.cineceara.com, onde estão disponíveis o formulário de inscrição on-line e o regulamento. A exemplo da última edição, o 30º Cine Ceará reservará no mínimo 30% de participação para mulheres diretoras nas mostras competitivas. A curadoria do festival prioriza trabalhos inéditos.
Podem ser inscritos na Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem filmes de animação, ficção, documentário ou experimental de produtores ou diretores ibero-americanos (países da América Latina, Caribe, Portugal e Espanha) concluídos a partir de 2019 com duração mínima de 60 minutos.
A Competitiva Brasileira é aberta a curtas-metragens nos gêneros ficção, documentário, animação ou experimental de até 25 minutos, concluídos a partir de janeiro de 2019, que não tenham participado do processo seletivo de outras edições do Cine Ceará. Podem se inscrever produtores e/ou diretores brasileiros ou radicados no país há mais de três anos.
Os filmes de curta e longa-metragem cearenses inscritos que não forem selecionados para estas mostras, serão submetidos a nova análise da comissão de seleção da Mostra Olhar do Ceará.
Troféu Mucuripe
Prêmio oficial do festival, o Troféu Mucuripe será concedido aos indicados pelo Júri das mostras competitivas Ibero-americana de Longa-metragem e Brasileira de Curta-metragem em diversas categorias.
Competitiva de Longa: Melhor Longa-metragem, Direção, Fotografia, Montagem, Roteiro, Som, Trilha Sonora Original, Direção de Arte, Ator e Atriz. Competitiva Brasileira de Curta: Melhor Curta-metragem, Direção, Roteiro e Produção Cearense. Nas duas mostras também ganhará o Troféu Mucuripe o vencedor do Prêmio da Crítica.
A Mostra Olhar do Ceará também vai premiar com o Troféu Mucuripe o melhor filme cearense.
O melhor filme da Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem, eleito pelo júri oficial, receberá também do festival prêmio no valor de R$ 20 mil, a ser pago sob a forma de recursos para distribuição da obra no Brasil, dentro dos critérios do regulamento.