Uma das vozes do podcast semanal Mamilos, a comunicadora Cris Bartis tem se virado como pode para organizar sua vida profissional em período de quarentena e isolamento social. “Tenho duas crianças pequenas, uma ainda está amamentando. Na parte da manhã eu cuido delas e da alimentação da casa, e na parte da tarde eu trabalho. Revezo as tarefas com meu marido e reduzimos o números de projetos que estávamos fazendo”, ela diz.
Ao lado de Juliana Wallauer, Cris, que é belo-horizontina e mora em São Paulo, apresenta o Mamilos há cinco anos. De lá pra cá, o podcast reúne 235 programas (o material pode ser acessado pelo site ou pelas plataformas de streaming) e uma média mensal de 1,5 milhão de acessos. Nesses tempos de pandemia, a dinâmica do programa mudou um pouco, mas ainda vai ao ar nas sextas-feiras. “Estamos gravando à distância, então conseguimos ampliar o leque de convidados. O grande desafio é buscar um forma de o podcast não ser alienado ao tema do coronavírus, mas também não ficar só nele”, avalia.
Cris Bartis estreia a série do Magazine “#fiqueemcasa por…”, em que artistas e comunicadores dão dicas de como deixar esse período de quarentena mais leve e divertido. “Indico cinco podcasts para todos os gostos e todas as horas. Para mostrar que podcast pode ser seu companheiro independente do assunto que você mais goste”, comenta Cris.
Confira a lista:
Começo puxando a sardinha pro nosso lado, os mineiros que têm destaque no meu agregador:
> As Perennials - Cris Guerra, Daniella Zupo, Fernanda Ribeiro e Nathalia Dornelas são comunicadoras mineiras de destaque que se juntaram pra compartilhar experiências e visão de mundo de mulheres na faixa de 40 e 50 anos. Sofisticado e saboroso como tomar um clericot com as amigas.
> Tanto de Trem - Que, na verdade, deveria se chamar “Tandetrem”, é um delicioso podcast feito por Felipe Martins, Virgínia Sasdeli e Brunno Montolli pra falar de Belo Horizonte, com um jeito muito belo-horizontino, ou seja, cheio de charme, sotaque e causos. Recomendo iniciar pelo episódio 3 - Lendas Urbanas. Ce-num-vai-repende <3
Agora pra ficar informado no dia a dia:
> Café da Manhã - Rodrigo Vizeu e Magê Flores nos acordam bem cedinho com as notícias do dia em um projeto diário pra ficar bem informado. Eles são carismáticos, os especialistas sempre bem preparados e a dinâmica e tamanho do programa cabem direitinho durante o café da manhã.
Por fim, pra expandir a visão de mundo:
> História Preta - Apresentado por Thiago André, História Preta tem objetivo de trazer para superfície a memória histórica da população negra no Brasil e no mundo. O Thiago te pega pela mão e te leva pra informações que provavelmente você não conhece como, por exemplo, os negros muçulmanos no Brasil ou a influência africana no português do Brasil. Vale muito pra saber melhor do que somos feitos e ver o mundo de outra forma.
> The Shift - Cris de Luca e Silvia Bassi comandam uma conversa descontraída sobre a inovação disruptiva provocada pela adoção das tecnologias digitais, que muda hábitos, gera novos modelos de negócio e atropela quem não presta atenção aos sinais. Daqueles conteúdos que você sai se sentindo muito mais inteligente
E mais (dica da redação):
Ouça os podcasts de O Tempo:
Para ouvir o Mamilos, clique aqui: