Cenário do rompimento da barragem Mina Córrego do Feijão, crime socioambiental que há três anos deixou dezenas de mães sem seus filhos, Brumadinho terá música e cultura neste sábado (7), véspera do Dia das Mães, para lembrar e homenagear a memória das 272 pessoas mortas naquele 25 de janeiro de 2019 e, ao mesmo tempo, debater ações em defesa dos atingidos, além de medidas para que outros acidentes de trabalho - previsíveis como aquele - nunca mais se repitam. A programação faz parte do lançamento do projeto Legado de Brumadinho, criado para chamar a atenção da sociedade para temas relacionados à segurança do trabalho.

Mães e população em geral de Brumadinho assistirão a um concerto especial regido pelo maestro mineiro Marcus Viana, autor da música tema da novela “Pantanal”, atualmente em exibição pela TV Globo. A apresentação, batizada de “Terra, Espírito e Luz”, começa às 18h, na hora da Ave Maria e do pôr do sol, no Estacionamento Central de Brumadinho. Durante o concerto, serão exibidos depoimentos de mães que perderam seus filhos no rompimento da Mina Córrego do Feijão.

O espetáculo será dividido em três blocos, com repertórios dedicados à “Mãe Terra”, à “Mãe Espiritual” e à “Mãe Luz”.  O grupo Sagrado Coração da Terra, o Coro Madrigale e a banda de percussão Batucabrum sobem ao palco com o maestro Marcus Viana.

A cantora lírica Nabila Dandara, além de outros artistas como Sanráh Ângelo, Arnon Oliveira, Lincoln Cheib, Augusto Rennó, Bárbara Barcellos, Bárbara Garcia, Ivan Corrêa, Eduardo Campos, João Viana e Will Motta, também participarão do concerto. 

Indignação e Esperança

Também no sábado (7), o projeto Legado de Brumadinho realiza, a partir das 10h, o seminário “Redes de Esperança e Indignação”, no auditório da Secretaria de Educação de Brumadinho (rua Presidente Kennedy, 20). Os trabalhos serão abertos pela presidente da AVABRUM, Alexandra Andrade.

O encontro terá as presenças da ambientalista e ex-senadora pela Rede de Sustentabilidade, Marina Silva, do Padre Júlio Lancellotti, que fará uma participação online, da representante dos familiares das vítimas, Alexandra Andrade, que perdeu um irmão e um primo no crime ambiental de Brumadinho, e da jornalista Daniela Arbex, autora do livro “Arrastados”, que narra os bastidores do rompimento da barragem. Sanráh Ângelo, cantora de Brumadinho, fará uma apresentação musical.

O evento é gratuito, aberto ao público e será transmitido pelo canal do Legado de Brumadinho no YouTube. Todas as ações do projeto serão divulgadas no site do Legado de Brumadinho e nas redes sociais (Instagram e Facebook). Tanto o concerto quanto o seminário são promovidos em parceria com a Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão (Avabrum) e realizados pela Associação dos Amigos das Bibliotecas Comunitárias (Sabic).

Programe-se

Homenagem às mães de Brumadinho 

Quando: Sábado (7), a partir das 10h

Seminário Redes de Indignação e Esperança, 10h

Onde: Secretaria de Educação de Brumadinho (rua Presidente Kennedy, 20)

Participantes: Ex-senadora Marina Silva, padre Júlio Lancellotti, jornalista Daniela Arbex, autora do livro Arrastados, e a diretora da Avabrum, Andresa Rocha, que perdeu o único filho no acidente de Brumadinho.

Entrada Franca

Concerto Especial Dia das Mães: “Terra, Espírito e Luz”, 18h

Onde: Estacionamento Central de Brumadinho

Artistas: Marcus Viana, Sagrado Coração da Terra, Coro Madrigale, Sanráh Ângelo e Batucabrum, Arnon Oliveira, Lincoln Cheib, Nabila Dandara, Bárbara Barcellos, Augusto Rennó, Bárbara Garcia, Ivan Corrêa, Eduardo Campos, João Viana e Will Motta

Entrada franca