Depois de lançar o single “Fica Bem” em maio, o Detonautas segue criando material autoral durante a quarentena. Nesta sexta-feira (14), a banda carioca divulgou nas plataformas digitais a acelerada e eletrônica “Carta ao Futuro”, uma espécie de manifesto do grupo em favor da democracia. A faixa, de pouco mais de três minutos, ganhou videoclipe, que faz referências ao presidente Jair Bolsonaro, a uma reunião da Ku Klux Klan e a um exército de zumbis vestidos com a camisa da seleção brasileira, que tem nas costas o número 17, com o qual Bolsonaro se elegeu em 2018.
“O indiferente não se importa, ele só quer poder/ Fará o possível e o impossível para permanecer/ Com um inseto pestilento em reprodução/ Fatia o bolo entre a família sem preocupação”, canta o vocalista Tico Santa Cruz em um trecho da canção.
Nas redes sociais, o Detonautas já havia divulgado a letra de “Carta ao Futuro” em um vídeo com diversos artistas e personalidades declamando versos da canção. O material reúne nomes como Sonia Guajajaras, Majur, Anitta, Babu Santana, Wagner Moura, Marcelo Serrado, Mateus Nachtergaele, Fábio Assunção e Paulo Miklos.
“Hoje eu acordei com o vento explodindo na minha janela/ E tentei sair do quarto num silêncio de capela/ Só queria tem um tempo para pensar sem compromisso/ Nessa sua isenção, que é o abrigo dos omissos/ Lá fora os homens seguem se matando, uns por dinheiro, outros por um pedaço de pão”, diz os primeiros versos da música.