Novos tempos

Entenda por que a Globo dispensou Bruna Marquezine e outros artistas

Bianca Bin, Bruno Gagliasso e Malvino Salvador também não tiveram seus contratos renovados

Por Renato Lombardi
Publicado em 28 de janeiro de 2020 | 20:29
 
 
 
normal

Bruna Marquezine, que cresceu na telinha da Globo, está sem contrato com a emissora carioca. A notícia foi confirmada nesta semana pelo canal, que disse que o vínculo com a atriz chegou ao fim no “meio do ano passado”.

Assim, Bruna, para voltar a trabalhar na emissora, terá de assinar acordo por obra e receberá pelo período de trabalho – casos de Bianca Bin, Bruno Gagliasso e Malvino Salvador, que recentemente não renovaram com a Globo. 

Mas por que a emissora líder de audiência está abrindo mão da exclusividade de artistas de seu primeiro escalão, deixando-os livres para aparecer na concorrência?

Em nota enviada ao portal O Tempo, a Globo afirmou que continua a ter contratos de longo prazo e por obra. Sobre o quadro de atores fixos, a emissora disse que ele “continua do mesmo tamanho” e que há, na verdade, um processo de renovação desse grupo em busca de “maior diversidade, representatividade e os melhores talentos em todos os mercados – festivais, teatro, cinema etc.”. 

Sobre Bruna Marquezine, a Globo informou que a atriz “manifestou a vontade de ter mais tempo para investir nos estudos” e, de comum acordo, o contrato não foi renovado.

Bruna conquistou o público na pele da pequena Salete, de "MUlheres Apaixonadas" (2003), e logo ganhou contrato com a Globo. O último trabalho da atriz na emissora foi em “Deus Salve o Rei” (2018), quando interpretou a vilã Catarina.

O que vale a pena? 
Quem é contratado fixo da Globo recebe, mensalmente, um salário, mesmo quando não está no ar. Entretanto, o artista assina um acordo de exclusividade e, com isso, não pode aparecer em produções da concorrência, mesmo que para entrevista – a não ser, claro, que haja uma autorização prévia.

Estar fora do canal da família Marinho, entretanto, não é o fim para artistas medalhões. Bruno Gagliasso, por exemplo, ficou pouco tempo desempregado e logo assinou com a Netflix. Já Bruna Marquezine, que tem um dos perfis com mais seguidores no mundo, há algum tempo tem faturado alto com posts pagos. 

Como são os contratos
Assim como toda empresa, a Globo busca equilíbrio entre o que recebe – anúncios e patrocínios – e as despesas, como gasto com folha de pagamento. Uma fonte que trabalha na Globo revelou que o modelo de contrato prevê que o artista só receba 100% do salário quando estiver no ar.

Os antigos vínculos estabelecem que, quando estão de “férias”, os atores recebam apenas uma porcentagem, em torno de 50% do acordo, índice que varia de acordo com o contratado.

Segundo o site Na Telinha, a emissora estaria propondo a redução do salário pelo período em que o artista estiver fora do ar, evitando, assim, que o contratado fique muito tempo sem participar de nenhuma produção. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!