Tales é um garoto que cresce em uma família de artistas. À medida que os anos passam, ele vai tomando consciência da peculiaridade do meio no qual convive. E isso tudo acontece por meio de suas memórias, que dão o tom do espetáculo “Eu Esperei o Ano Inteiro Pelo Meu Aniversário”, que estreia neste domingo, com única apresentação no palco do Teatro do Centro Cultural Minas Tênis Clube.
“Acho que o protagonista nesse espetáculo é o tempo. A peça acompanha o crescimento de Tales, que convive com uma família com vários músicos, e eles costumam cantar como uma forma de levar a vida. Quando ele vai ficando mais velho, ele vai se deparando com diversas questões e se volta à sua própria realidade, tomando como referência, claro, sua família, para compreender os dilemas existentes no mundo”, observa Anna Campos, diretora da peça.
Um dos aspectos que ela ressalta ser abordado na montagem é a própria discussão sobre a importância de se respeitar as diferenças.
“No palco, vão surgindo várias situações e alguns conflitos. Dentre eles, uma das questões mais pontuadas é a necessidade de se respeitar o outro, seja numa situação corriqueira de andar de ônibus, até outras em que a orientação sexual da pessoa se apresenta e precisa ser encarada não como um problema, mas como uma possibilidade dentro do contexto de diversidade”, explica Anna.
Ela comenta que “Eu Esperei o Ano Inteiro Pelo Meu Aniversário” é atravessado por várias angústias que permeiam a sociedade brasileira hoje. “Eu acho que muitos fatos que estamos vivendo acabaram reverberando nesse espetáculo. O corte nos investimentos em educação, o desrespeito às diversas possibilidades de orientação sexual e de gênero, esses temas acabaram sendo levados para o palco, mas de uma maneira leve. Não tomamos isso como mote principal; essas discussões aparecem ali de maneira sutil”, completa Anna.
A peça, como outros trabalhos da companhia, ancora-se também nas músicas, que são todas compostas pelo ator e músico Tatá Santana. “Eu comecei a compor as canções no início do ano passado, quando visualizei que poderíamos fazer um novo espetáculo em que a música é o elemento estruturante. Foi depois de eu já ter as canções que a dramaturgia do espetáculo foi sendo desenhada. Ou seja, a dramaturgia foi o que amarrou as canções, que, por sua vez, deram corpo à peça”, diz. “Mas o resultado não é um musical no sentido tradicional”, completa Santana.
Serviço. “Eu Esperei o Ano Inteiro Pelo Meu Aniversário”, do Grupo Oriundo, com única apresentação neste domingo, no teatro do Centro Cultural Minas Tênis Clube (rua da Bahia, 2244, Lourdes). Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).