De hoje até domingo, o Expominas vai se transformar em uma oportunidade de visitar o Extremo Oriente, mas sem sair de Belo Horizonte. É que o espaço vai receber a nona edição do Festival do Japão em Minas, que tem como objetivo apresentar a cultura, as artes e a gastronomia do País do Sol Nascente. 

Ao longo dos três dias, a expectativa da organização é receber 25 mil pessoas. Será montado um palco principal, que vai receber apresentações artísticas, como danças e músicas típicas e demonstrações de artes marciais.

Um dos temas da edição deste ano são os leques, que se popularizaram no Japão no século XVI. Serão apresentados no festival tanto os dobráveis (sensu) quanto os fixos (uchiwa), além de suas variações, estilos e cores. Outro tema do festival será a estampa japonesa, a ukiyo-e, tradicionalmente pintada à mão e famosa pela união de delicadeza e intensidade. Várias reproduções de ilustrações clássicas serão expostas durante o evento, para recontar como Tóquio evoluiu de uma pequena vila de pescadores até se transformar em uma metrópole, com ênfase no período em que se chamou Edo. 

Cultura pop

Mas nem só de tradicionalismo será a agenda do festival. Estarão em exibição vários capacetes e armaduras de tokusatsu, as séries japonesas que fizeram sucesso no Brasil, como “Jaspion”, “Jiraya” e “Changeman”. Um concurso de cosplay, as elaboradas fantasias de personagens de games e animes, também será realizado durante o festival. O evento vai contar ainda com o resultado da primeira edição do Concurso de Mangá em Minas. As artes dos vencedores estarão expostas durante os três dias. 

Além disso, haverá um espaço kids e a já tradicional praça de alimentação. A programação completa pode ser acessada no site facebook.com/festivaldojapaominas.


AGENDA

O Quê. 9º Festival do Japão em Minas
Quando. Hoje, entre 14h e 22h; amanhã, entre 10h e 22h; domingo, entre 10h e 19h.
Onde. Expominas (avenida Amazonas, 6.200, Gameleira)
Ingressos. R$ 20 por dia. Vendas no sympla.com.br