O Palácio do Catete, no Rio de Janeiro (antiga sede do governo federal), foi palco, nesta segunda-feira (23), da coletiva de lançamento da segunda temporada da série "Filhos da Pátria", da Globo. A história de época, escrita por Bruno Mazzeo e protagonizada por Alexandre Nero e Fernanda Torres, estreia no dia 8 de outubro misturando humor e debatendo sobre questões atuais, como a política, a corrupção, as leis trabalhistas e o feminismo.
Os dez novos episódios trazem um salto na trama da família Bulhosa. Se antes eles viviam no Brasil de 1822, logo após a Independência, agora os personagens foram transportados para o século XX, mais especificamente em 1930, quando Getúlio Vargas assume a Presidência do país.
"A ideia da série é mostrar que o Brasil está sempre recomeçando. Sempre está acontecendo alguma coisa que parece que vai dar certo e, de repente, volta tudo", explica Mazzeo. "Através do humor e dos nossos tipos extremamente engraçados, criamos um diálogo relevante para a sociedade, chamando atenção para um fato: é o Brasil sempre achando que vai para frente. Continuamos nessa expectativa", completa o humorista e escritor.
Na pele de Maria Teresa, matriarca da família Bulhosa, Fernanda Torres garante que sua personagem é parecida com "uma tia, alguém que conhecemos" — uma mulher obcecada por fazer parte da alta sociedade e que se torna defensora ferrenha de valores que nem ela sabe o que significam. "Todos nós temos algo dela. Algumas pessoas mais, outras menos", afirma a atriz.
"Geraldo não é um tipo maquiavélico. Ele é um homem comum que vai sendo levado pelas circunstâncias", conta Nero. "É um sujeito vaidoso, que se enfeitiça pelo pequeno poder. É aquele cara que cumpre ordens sem questioná-las. E as cumpre porque tem medo de tudo", define o ator.
Elenco
A série "Filhos da Pátria" também traz no elenco os atores Jhonny Massaro (Geraldinho), Lara Tremouroux (Catarina), Jéssica Ellen (Lucélia), Serjão Loroza (Domingos) e Matheus Nachtergaele (Pacheco), entre outros.
Crítica
Durante o evento, foi exibido o primeiro episódio da nova temporada de "Filhos da Pátria". O vídeo deixa claro que qualquer semelhança com a realidade não é mera coincidência. Ácido, ágil e com humor, a produção traz muitas referências ao atual momento da política brasileira, inclusive usando frases ditas e escritas com muita frequência nos ultimos meses, como "a mamata acabou" e "meninos vestem azul, e meninas vestem rosa".
Fernanda Torres é o grande destaque, pelo menos desse primeiro episódio, e nada de braçada na personagem Maria Teresa. A dobradinha dela com Jéssica Ellen, que agora vive a empregada doméstica Lucélia (que sonha em se tornar professora e briga para ter direitos trabalhistas) é outro ponto alto.
*Jornalista viajou a convite da Globo