Música

Grupo Rumo lança 'Universo'

Referência da vanguarda paulista, banda retorna à cena musical brasileira com o CD de inéditas

Por André di Bernardi
Publicado em 25 de março de 2019 | 03:00
 
 
 
normal

O grupo Rumo está de volta. Formado há 45 anos, em 1974, pelos músicos Luiz Tatit, Ná Ozzetti, Hélio Ziskind, Geraldo Leite (Gera), Akira Ueno, Paulo Tatit, Pedro Mourão, Gal Oppido, Ciça Tuccori – única integrante que saiu de cena, em 2001 – e Zécarlos Ribeiro, a trupe, expoente da vanguarda paulista, retorna à cena musical com direito a comemorações e lançamento de CD, que recebeu o sugestivo título de “Universo”. O álbum – que traz a chancela do Selo Sesc –, com lançamento previsto para abril, traz músicas inéditas e tem produção assinada pelo baixista Márcio Arantes, idealizador e mentor do convite para o disco. Aliás, o nome, “Universo”, remete a uma canção composta ainda na década de 1990, mas que nunca foi registrada em disco.

Nesta nova empreitada, nove integrantes do antigo Rumo estão de volta. O tão esperado retorno para as diferentes gerações que acompanharam a banda será marcado por cinco shows, em abril, na capital paulista. O CD é composto só de músicas novas, algo que não acontecia com o Rumo desde o fim do grupo, em 1992. O repertório traz 14 faixas, com canções de praticamente todos os integrantes do grupo – inclusive de Ná Ozzetti e Akira Ueno, que compuseram pela primeira vez para o Rumo. Há também duas canções compostas nos anos 1990.

Um grupo que conquistou uma legião de fãs, que renovou o cenário musical brasileiro com canções diferentes, por vezes bem humoradas, sarcásticas ao extremo, com um refinamento acústico, visual e estético que marcaram época. Não é tão simples enquadrar o grupo na prateleira de gêneros. MPB, música erudita, vanguarda? Tudo isso, e mais um pouco. O grupo mantém até os dias atuais um público cativo. Isso sem citar as influências. Beberam dessa fonte artistas do naipe de Cássia Eller e Zélia Duncan, que, por sinal, assina o texto do encarte do CD.

Para Geraldo Leite, o Gera, o momento não poderia ser mais especial. “Está tudo pronto. Estamos tinindo”, comemora. E avalia: “Estamos muito felizes com esse reencontro. O público que já conhece o nosso trabalho não vai se decepcionar, vai, com certeza, se identificar com a nossa sonoridade. Isso sem contar que ampliamos a amplitude e as abordagens sonoras”, diz.

Geraldo também chama a atenção para algumas curiosidades que enriqueceram a dinâmica do projeto. “Foi incrível. Calhou de ter passado, no Canal Brasil, um documentário sobre o grupo, feito por Marina Pamplona e Flávio Pedreira, no 'É Tudo Verdade'. Ficou incrível. Foi tudo uma feliz coincidência”, aponta.

Outro que corrobora e concorda que o momento é precioso é Paulo Tati, irmão de Luiz Tatit. “Foi no Rumo que eu realmente aprendi a tocar. O Rumo era o meu hobby e a minhas escola, pois na época estudava arquitetura. O grupo tornou-se referência e modelo para muita gente boa. Quando surgiu o convite do reencontro foi uma oportunidade de reviver tudo isso. E tem a coisa do desafio, que é sempre bom”, analisa.

O CD chega antes nas plataformas digitais com o lançamento do single “Universo” no próximo dia 29 em todas as plataformas digitais de streaming. De carona, no mesmo dia, o Rumo ainda inaugura o quadro Um Plano, do Selo Sesc, com a performance da faixa-título do CD ao vivo em plano sequência, uma técnica de filmagem de vídeo sem cortes. O álbum completo chega às lojas no dia 12 de abril.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!