A atriz Guta Stresser, a eterna Bebel de A Grande Família, pegou seus fãs de surpresa ao revelar que foi diagnosticada com uma doença incurável, a esclerose múltipla, que afeta o sistema nervoso central. A revelação foi feita durante entrevista da artista de 49 anos à Revista Veja.

 

 

"Comecei a esquecer palavras bem básicas, como copo e cadeira. Se ficava duas horas parada assistindo a um filme na TV, logo sentia dores musculares. Tinha formigamentos frequentes nos pés e nas mãos, enxaquecas fortíssimas e variações de humor. O pior era um zumbido constante no ouvido. Parecia que havia ali um fio desencapado, provocando um curto-circuito na minha cabeça", explicou a atriz que descobriu ter esclerose após ter alguns sintomas e fazer exames. A doença, aliás, é a mesma da atriz e comediante Cláudia Rodrigues. 

Vários artistas prestaram solidariedade à Guta como Natália Lage, Fernanda Freitas e Heloisa Pérrisse.


ENTENDA

A esclerose múltipla é uma doença crônica, autoimune e progressiva que afeta o cérebro e a medula espinhal. Ela piora à medida que o sistema imunológico danifica uma substância chamada mielina, que protege as fibras nervosas do cérebro e da medula espinhal.

Quando aparecem lesões ou cicatrizes, as células nervosas não conseguem se comunicar umas com as outras de forma eficaz. O início da doença ocorre normalmente na juventude, por volta dos 30 anos.