Patrimônio

Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais passa por reforma

Depois de sofrer com problemas de infiltração no teto, prédio anexo do equipamento cultural inicia reparos no telhado

Por Rafael Rocha
Publicado em 17 de junho de 2019 | 18:16
 
 
normal

Sofrendo há tempos com problemas de infiltrações causadas por períodos chuvosos, um dos prédios da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, situado nos arredores da praça da Liberdade, teve sua reforma iniciada nesta segunda (17). 

Segundo funcionários, o problema acontece há tempos, mas se intensificou em setembro do ano passado. Estantes tiveram que ser envelopadas com lona para evitar que publicações importantes fossem comprometidas. Com isso, os setores de estudos e o de referência – composto por grandes enciclopédias, manuais e obras históricas –, situados no terceiro andar do anexo Professor Francisco Iglésias, tiveram que ser interditados durante oito meses.

“Encontramos ali livros históricos da maior importância com um teto de gesso desabando e com chuva em cima desse patrimônio literário”, informou o secretário de Cultura e Turismo, Marcelo Matte.

Os trabalhos a serem executados agora no telhado do edifício consistem em uma série de reparos pelos quais as instalações da Biblioteca Pública precisa passar, mas são adiados por falta de orçamento. No momento, o governo estadual liberou R$ 1,2 milhão para a reforma de 1.200 m² dessa cobertura, substituindo a estrutura atual, de amianto e madeira, por metal galvanizado, o que deve consumir cerca de 120 dias. A interdição parcial, portanto, continua. “Temos que fazer isso para proteger o leitor e preservar o acervo”, informa o superintendente de Bibliotecas e Suplemento Literário, Lucas Guimaraens.

Segurança é outro problema a ser minimizado por ali. Um incêndio afetou o edifício-sede no final de 2012, e o fato sempre é lembrado por funcionários. Por isso, Matte pretende implementar equipamentos de segurança e contra incêndio no local em breve. A secretaria estima lançar um edital para instalação de equipamentos contra incêndio em cerca de 80 museus e igrejas de Minas Gerais, incluindo a biblioteca.

Perfil

Juntos, os endereços da Biblioteca Pública Estadual concentram 570 mil exemplares. Inúmeras atividades culturais acontecem por ali e atraem um público de 300 mil visitantes ao ano, segundo dados da instituição. O endereço também possui galerias que recebem exposições itinerantes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!