MAGAZINE

Chiquinho da TV Muro exibe o documentário ‘Lendas de Sabará’

Redação O Tempo

Por ROBERTA BORATO/ ESPECIAL PARA O TEMPO
Publicado em 21 de agosto de 2007 | 17:50
 
 
 
normal

Comemorando o Dia do Folclore, o mineiro Francisco Dario dos Santos, o Chiquinho, faxineiro da Prefeitura de Sabará e cinegrafista nas horas vagas. exibe no Cine Bandeirantes, daquela cidade, o documentário "Lendas de Sabará", vídeo criado e dirigido por ele com o objetivo de resgatar e preservar as lendas e histórias do município.

Idealizador da TV Muro de Sabará - A Menor Emissora de Televisão do Mundo, Chiquinho criou um documentário de 1h10 sobre as 25 lendas que fazem parte do imaginário popular local. "Durante um ano inteiro resgatei essas lendas através de moradores antigos da cidade e organizei, junto às crianças, representações dessas lendas", explica.

Chiquinho teve que correr contra o tempo para que o vídeo fosse exibido hoje. "Eu dispunha de pouco tempo para filmar e as crianças tinham que ensaiar as representações das lendas fora do horário da escola. Demorou tanto para que o vídeo ficasse pronto, que alguns protagonistas até morreram", diz o diretor, explicando que alguns idosos que contam as histórias no vídeo faleceram recentemente.

Para esse projeto, Chiquinho não recebeu nenhum tipo de apoio financeiro, e mesmo assim, diz que ficou muito feliz com o resultado. "Esse vídeo é para a gente, para servir de referência para a cultura popular regional. Gastei R$ 12 com fita VHS e CD/DVD, o resto é tempo e disposição minha e de toda a comunidade que ajudou e participou da realização do vídeo.

AGENDA - Documentário "Lendas de Sabará" de Chiquinho dos Santos, hoje, às 19h, no Cine Bandeirantes (centro de Sabará). Entrada franca.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!