MAGAZINE

Cores vibrantes de Gonçalo Ivo

Artista carioca residente em Paris inaugura exposição na cidade

Por LILIANE PELEGRINI
Publicado em 29 de outubro de 2007 | 17:33
 
 
 
normal

Ao contrário do que se poderia imaginar, os oito anos em que o artista plástico Gonçalo Ivo mora em Paris não fizeram com que sua pintura adquirisse os ares frios que os estigmas lançam sobre a produção européia. Cheias de cores vibrantes, que exalam força, as telas do artista carioca têm uma forte conexão com o tropical - e é justamente isso que os apreciadores da arte vão poder conferir em Belo Horizonte a partir de hoje, quando será aberta, na Galeria Murilo Castro, uma exposição de Gonçalo que inclui 20 pinturas, oito aquarelas e sete objetos que o artista vem produzindo ao longo dos últimos anos.

"Quando fui morar na França, eu já era um artista mais preparado, já sabia quem eu era como artista. Não houve, portanto, uma grande ruptura, um grande choque. Acho que até aconteceram algumas mudanças no meu trabalho, mas muito sutis, nada que afetasse a raiz", avalia Gonçalo Ivo, acrescentando que a Europa, para ele, já não era um território misterioso quando ele resolveu morar na França. "E, também, venho muitas vezes por ano ao Brasil porque tenho muitos trabalhos por aqui. Não perco e nem quero perder minha conexão com minha terra. Muitos brasileiros que estão fora costumam ver o nosso país de uma maneira cáustica e não deve ser bem assim", pondera o artista.

Gonçalo conta que a mostra que os belo-horizontinos poderão conferir foi resultado de uma seleção nada racional, mas bem longa. "Demorou uns três anos para eu chegar nessa exposição. Minha produção não é muito grande, pinto dois ou três quadros por mês. Então eu ia separando um de cada série, fui pinçando algumas obras aleatoriamente", explica o artista, dizendo que o resultado representa bem o que ele é. "É uma exposição bem orgânica, tem um pouco de tudo", garante ele.

AGENDA - Exposição de telas do pintor Gonçalo Ivo em cartaz a partir de hoje até 24/11, na Galeria Murilo Castro (rua Benvinda de Carvalho, 60, Santo Antônio). Visitas de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, e aos sábados, das 10h às 13h.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!