Neste domingo, dia 8, quando é comemorado o Dia Internacional da Mulher, a fotógrafa Isabella Leite inaugura no teatro Francisco Nunes (Parque Municipal), mais precisamente às 16h, a exposição “8M”, que ficará em cartaz até o dia 31 de março. “A mostra conta com imagens que venho registrando em manifestações que giram em torno das lutas das mulheres, principalmente as que acontecem no 8 de março. São registros que tenho feito desde 2015. E o que acho muito interessante, o que busco, quando estou nessas manifestações, são os dizeres, as pautas que elas estão levantando, o que está escrito nos cartazes. Quais os desejos de mudança delas, o que elas querem provocar”, conta Isabela.
Isabella lembra que o seu instrumento de trabalho, a câmara fotográfica, acaba sendo também a sua forma de questionar e de lutar, enfrentar. “Então, eu vou ali, marchando, lado a lado com essas mulheres – elas com seus cartazes e seus dizeres e eu com a minha câmara, captando essas imagens para levá-las além da rua”, diz.
Neste movimento que amplia nas ruas questões que estão na ordem do dia, um aspecto que a fotógrafa coloca em relevo é a presença também de crianças. “Gosto e considero muito importante ver mães já levando as crianças, provocando esse entendimento em seus filhos – ou sobrinhos, o que for. “Ainda temos muito que lutar, então, é darmos as mãos e caminharmos juntas”.
Também neste domingo, no largo do mesmo teatro, acontece mais uma edição do projeto “Mesa de Thereza”, conduzido pela artista Thereza Portes, que convida os presentes a compartilharem uma mesa de café com bolos, biscoitos e xícaras variadas. Já às 17h, Dona Jacira, mãe do rapper Emicida, lança o livro “Café”. Às 18h30, é a vez de o coletivo Fenda, de hip hop, se apresentar. As ações integram o Circuito Municipal de Cultura, da PBH,