Música

Festival Jazz de Montanha ganha versão online e gratuita

Tradicional evento de música instrumental chega à sua 3ª edição nesta quarta-feira (27) com transmissão pelo Youtube

Por Alex Ferreira
Publicado em 26 de janeiro de 2021 | 15:35
 
 
 
normal

Música, workshops e gastronomia. É com esse tempero cultural que o Festival Jazz de Montanha abre, a partir desta quarta-feira (27), sua 3ª edição em Belo Horizonte. Dividido em três dias e apresentado totalmente online, o evento vai contar com seis shows gravados no Galpão Cine Horto por artistas como Thiago Delegado, Júlia Ribas e Samy Erick. Além da agenda musical, o público ainda vai poder assistir a um workshops sobre jazz, a uma videoaula sobre a relação do estilo musical com a capital mineira e a uma oficina culinária com a chef Erika Rodrigues. Toda a programação é gratuita e será transmitida pelo canal Youtube da produtora Beebop.

Carolina Serdeira, cantora e responsável pela realização do evento, destacou a importância do festival acontecer neste ano, mesmo que somente em versão online."Tivemos que repensar a estrutura do 'Jazz de Montanha' e nos adaptar à nova realidade", conta. Para ela, é necessário que plataformas culturais consigam contornar os desafios da pandemia para servir de apoio emocional para as pessoas durante o período de isolamento. "Embora tudo seja ainda muito novo, tentamos criar uma atmosfera acolhedora para que a experiência do público, mesmo em casa, fosse a mais próxima possível dos eventos presenciais. Esse é o papel da música em momentos difíceis", defende.

Nesta edição, o festival aposta suas fichas em artistas do circuito musical belo-horizontino, como Thiago Delegado – um dos maiores talentos do violão brasileiro na atualidade, a baixista Camila Rocha e seu quarteto, considerados uma revelação da nova safra de músicos mineiros, e a vocalista e compositora Júlia Ribas. 

Completando o line-up de shows, o projeto traz o som do guitarrista e violonista Samy Erick, um dos vencedores do XIV Prêmio BDMG Instrumental, em 2014; a brasilidade do saxofonista e flautista Silas Prado; e a bossa nova de Carolina Serdeira e seu quarteto, que ao lado de Neto Bellotto, primeiro contrabaixista da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, vão mostrar uma versão especial do clássico, "As Rosas não Falam".

Para Serdeira, o objetivo do evento é exatamente promover a democratização do acesso ao jazz e à música instrumental. "Nosso foco é criar espaços e gerar oportunidades para o trabalho de novos artistas, instrumentistas e compositores, sobretudo os mineiros. Por isso, incluímos trabalhos que estão sendo lançados agora, como o da Camila Rocha, até o de artistas com mais de 25 anos de carreira, como a Júlia Ribas. Essa mistura é muito importante não só para os músicos, mas também para o público que tem a oportunidade de conhecer todos os nomes do jazz feito em Minas", observa.

O festival conta também com um curso sobre improvisação musical com Caetano Brasil, a videoaula "BH, Cidade do Jazz", e um workshop de harmonia e arranjo com Samy Erick. 

Já nesta terça-feira (26), um dia antes do início oficial do evento, haverá também uma cozinha-show com a chef Erika Rodrigues e o lançamento de uma playlist exclusiva do festival no serviço de streaming digital Spotify.

Confira abaixo a programação completa da 3ª edição do Festival Jazz de Montanha.

Serviço

O quê: 3ª Edição do Jazz de Montanha 

Quando: Nos dias 27, 28 e 29 de janeiro, sempre às 21h 

Onde: No canal do Youtube da produtora Beebop

Quanto: Gratuito

Programação:


Terça-feira (26): Acontece uma cozinha-show com a chef Erika Rodrigues e o lançamento de uma playlist exclusiva do festival no Spotify.

Quarta-feira (27): Videoaula "BH, Cidade do Jazz"; shows de Silas Prado e de Carolina Serdeira

Quinta-feira (28): Workshop "Harmonia e Arranjo" com o guitarrista Samy Erick; shows de Camila Rocha Quarteto e Thiago Delegado

Sexta-feira (29): Curso de improvisação com Caetano Brasil; shows de Samy Erick e Júlia Ribas

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!