MAGAZINE

Oficcina Multimédia apresenta a kafkiana montagem

Redação O Tempo

Por SORAYA BELUSI
Publicado em 27 de fevereiro de 2007 | 00:02
 
 
 
normal

"A Acusação" A temporada teatral na capital mineira continua em plena força com a retomada das apresentações dos espetáculos do Verão Arte Contemporânea, evento que reúne importantes artistas e grupos das mais diversas áreas artísticas de Belo Horizonte.

O Grupo Oficcina Multimédia apresenta, a partir de hoje, a experiência de mais um mergulho na obra de Franz Kafka no espetáculo "A Acusação".

O grupo liderado por Ione de Medeiros buscou em "O Processo" a base para contar a história de Josef K, um homem comum que se vê de um dia para o outro engolido por uma engrenagem judicial arbitrária e inverossímil.

As cenas de "A Acusação" se desenvolvem em um cenário que reflete a arquitetura de uma paisagem urbana, com linhas verticais e longas diagonais, construídas, principalmente, por escadas.

Adepta do cruzamento de múltiplas linguagens, Ione de Medeiros incorpora a técnica dos bonecos que em vários momentos interagem com os atores, como representação da manipulação do sistema perante os indivíduos.

Segundo a diretora, este complexo de formas tem o objetivo de evidenciar a supremacia da matéria e o achatamento do indivíduo dentro da atual engrenagem social.

"Enquanto os atores manipulam e transitam pelo cenário, subindo e descendo, ou correndo de um lado para o outro, se desmantela a máquina repressora, latente nos diversos segmentos de nossa estrutura social", adianta. (SB)

AGENDA " "A Acusação", de hoje a sábado, às 20h, e domingo, às 19h, no Teatro Francisco Nunes (av. Afonso Pena, s/nº, centro, 3277- 6325). Ingressos a R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meiaentrada). Até 4/3.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!