Centenário de Vinicius

Pousada para curar a fossa  

Ouro Preto era o refúgio escolhido para superar fim de casamentos


Publicado em 13 de outubro de 2013 | 03:00
 
 
 
normal

Na cidade histórica de Ouro Preto, Vinicius sempre se hospedava no quarto número um do solar Pouso do Chico Rei, com vista para as montanhas – quarto que hoje tem o nome do poeta. Era lá que ele gostava de curtir a fossa do fim de alguns de seus casamentos e chegou a morar por meses, durante a ditadura militar.

Da pousada nasceram dois de seus poemas, “Visita a Ouro Preto” e “Poesia do Pouso”, este dedicado à dinamarquesa Lilli Ebba Henriette Correia de Araújo, dona do lugar, que se tornou sua amiga e confidente.

Hoje, o negócio é administrado pelo neto dela Ricardo Correia de Araújo, que ainda tem muitas lembranças de Vinicius no local.

Além do carinho de Lilli, conhecida pela gentileza com que tratava seus hóspedes, Vinicius aproveitava também os quitutes que a dinamarquesa preparava especialmente para ele. O bolo de carne era um dos pratos preferidos, assim como os eventuais caviares de ovas de robalo e outros peixes nobres para acompanhar o onipresente uísque, além de uma eventual caipirinha.

Amores. As aventuras com as mulheres de Vinicius também marcaram a história da pousada. Ricardo conta que, uma vez, o poeta levou para Ouro Preto uma namorada nova, mas sua sétima mulher, Gesse, foi atrás dele. “Ao ser avisado pela minha avó da presença da esposa, que era uma baiana muito da arretada, Vinicius escapou por uma passagem secreta e fugiu para Belo Horizonte”, diz.

Já o artista plástico Carlos Bracher, um dos melhores amigos do poeta na cidade histórica, relembra de uma passagem que ilustra bem os rompantes amorosos do poeta. Depois de uma noitada em uma boate de Ouro Preto, já ao amanhecer, Vinicius chamou o então jovem pintor para viajar. Para surpresa dele, o poeta entrou no seu Karmann Ghia e foi até Montevidéu em busca de uma namorada. “Isso me fez entender que o amor compensa”, relembra o artista. (LC)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!