Polêmica

Preta Gil repudia fala racista de amigo Rodrigo Branco

'Que assuma e pague as consequências', afirmou cantora que acaba de se recuperar da Covid-19

Por Folhapress
Publicado em 31 de março de 2020 | 18:34
 
 
 
normal

 Amiga pessoal do empresário Rodrigo Branco, a cantora Preta Gil fez um desabafo sobre a atitude considerada racista por parte dele com relação à participante Thelma do BBB e a apresentadora Maju Coutinho.

No Instagram, Preta publicou um grande texto no qual diz que não há como defender o rapaz. "Chamei esse amigo no WhatsApp e falei exatamente como estava me sentindo. Disse: 'não poderei e não quero te defender'. Racismo é crime, ignorância histórica intelectual, hoje em dia, vindo de um homem branco e rico, é inaceitável", disse.


Preta Gil e Rodrigo são amigos há 20 anos e ela conta que chorou de tristeza ao ver tal comentário. A cantora também disse que nunca, nas duas décadas que ambos se conhecem, ouviu dele algo do tipo.
"Ninguém deve ser cobrado por um ato de outra pessoa. O que ele fez é muito grave, muito sério e que ele assuma e pague as consequências de seus atos. Eu, como mulher preta, tenho caminhado cada dia mais sobre o processo da luta antirracista. Então, aprendam de uma vez por todas: Não se tolera e nem relativiza mais essa mazela na nossa sociedade, que já causou tanta dor e sofrimento."


ENTENDA
O empresário Rodrigo Branco, famoso guia de turismo de celebridades em Orlando, surpreendeu amigos e seguidores nesta segunda (30) ao fazer pronunciamentos racistas contra a apresentadora e jornalista Maju Coutinho e a participante Thelma, do "Big Brother Brasil 20".


Em conversa via live de Instagram com a influenciadora digital Ju de Paulla, ele disse que "torcer por Thelma é racismo", e que sua torcida existe apenas porque "ela é negra coitada".
"É a mesma coisa que falo da Maju Coutinho. Ela é péssima, é horrível. Eu assisti hoje e ela fala tudo errado. Ela só está lá por causa da cor", afirmou. "Ela não tem uma carreira, ela nunca foi repórter de campo, ela fala tudo errado e eu como diretor de TV, vou te falar, ela lê o TP errado."


A repercussão das falas foi negativa, e momentos depois, o empresário recorreu ao seu perfil no Instagram para se desculpar. Através de um vídeo, ele diz que "várias vezes já falei besteiras e já falei de coisas que mudei de ideia. [...] É ignorante não mudar de ideia, não ouvir e não conversar". Depois, acabou apagando a sua conta.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!