MAGAZINE

vaga para jovens jornalistas

Redação O Tempo


Publicado em 15 de agosto de 2007 | 17:36
 
 
 
normal

Não é novidade nenhuma afirmar que a Internet virou espaço para que o jornalismo seja trabalhado de uma forma diferente, sem as limitações de espaço, linha editorial e tom que os veículos tradicionais da imprensa costumam exigir. Vira e mexe, aliás, aparecem novas iniciativas que só vêm para comprovar o quanto o jornalismo é cheio de possibilidades e, na web, é bastante livre. Hoje o blogdepapel se dedica a um desses espaços, o site O Binóculo , que, além de tratar a informação sob um olhar diferenciado, ainda tem o mérito de ser espaço para que jovens jornalistas possam exercer a profissão num mercado que anda tão espremido e que está fazendo pouquíssimas contratações, em vista do número de estudantes que se formam a cada semestre.

A história de O Binóculo começa ainda em 2004, quando um grupo de mais ou menos 15 estudantes, todos colegas de faculdade, resolveu criar uma página na Internet para divulgar o que seus integrantes produziam em sala de aula. "Queríamos publicar os textos que fazíamos nas disciplinas ou nos estágios. E também queríamos ter um lugar que nos estimulasse a produzir mais coisas", contou Cristina Mereu ao blogdepapel. "E, também, é um jeito de não deixar que gente boa que não consegue emprego na área deixe de escrever", acrescentou Cristina.

No início, O Binóculo ainda era muito preso ao formato tradicional de jornalismo, mas logo mudou de cara. "Mais para o fim do curso, resolvemos profissionalizar o site, já que estávamos deixando de ser estudantes para sermos profissionais. Em janeiro deste ano, passamos pela primeira reformulação e deixamos de ser tão factuais. A equipe mudou um pouco, mudamos bastante coisa no visual. No mês passado, deixamos o factual de lado e passamos a investir no nosso diferencial, que percebemos ser os nossos colunistas . Deixamos as notícias factuais de lado porque elas não tinham mais valor para a gente. Os sites dos jornais já fazem isso na Internet. Então agora temos textos basicamente opinativos", disse Cristina.

A opção pelo opinativo em vez do ato de simplesmente reportar, informar fatos costuma ser acalentada por todo e qualquer jornalista, mas nem sempre é possível. E, para os jovens que compõem O Binóculo, a vontade não era diferente. "Durante todo o curso de jornalismo, a gente reclamava que não podia se expor nas matérias, não podia demonstrar nossa opinião se algo nos revoltava ou nos agravada. A gente sempre tinha que cumprir padrões. N’O Binóculo, o que a gente quer é aproveitar a criatividade dos textos", pontuou Cristina, que acredita que o ideal é poder trabalhar assim. "Só falta O Binóculo dar dinheiro".

 

Mudando de assunto e aproveitando que a estréia de "Os Simpsons - O Filme" é amanhã, o blogdepapel não poderia deixar de dar uma dica de site para aqueles que são tão aficionados pelo abobalhado Homer e sua família que até gostariam de fazer parte daquela turma. Pois o Simpsonzine Me te dá essa possibilidade, mesmo que virtual. Ao fazer um simples cadastro na página e enviar uma foto sua, o site faz uma manipualação que simula como você seria com as feições "simpsonianas". Dá para escolher acessórios (tipo barba, cor do cabelo, se tem rugas, sardas, cicatrizes), o formato do corpo etc. Vale lembrar que, para dar certo a transformação em um Simpson, você não pode enviar uma foto muito escura, ou muito distante. Closes e resolução alta são fundamentais. E, ah, apesar de norte-americano, a página já tem versão em português.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!