O projeto Uma Canção pra Ler e Ouvir foi criado para levar a experiência de perceber a música de variadas maneiras aos alunos do Ensino Médio da cidade de Curvelo, região Central de Minas Gerais.
A ideia de criar o Mangá surgiu a partir de um trecho da música Não é Outra de Amor, que traz a citação de algo que começa do final e ouvindo a música e vendo a revista, tudo fará sentido, como explica a compositora mineira Juh Rocha.
O material tem fácil leitura: são 12 páginas com textos curtos, ilustração e excelente conexão com adolescentes.
Apoio público
A superintendência Regional de Ensino de Minas Gerais acredita que esse tipo de material está totalmente integrado com as propostas do Novo Ensino Médio, onde os alunos são os protagonistas, pois escolhem as áreas de aprofundamento de estudos, os Itinerários formativos e projeto de vida, sendo um material de incentivo para todos os jovens e adolescentes que, como a artista, precisam traçar planos, projetos e buscar realizá-los.
Para a Superintendente de Ensino Elizete Matoso, a pandemia trouxe tristeza, dor e muitas perdas de entes queridos, no entanto, foi um momento em que tivemos surpresas artísticas incríveis.
"Muitas pessoas puderam se reiventar, descobrir dons até então escondidos. Para nossa alegria, fomos premiados com essa bela composição de Juh Rocha. A cantora considera que voltar os olhos para a cultura, o incentivar aos talentos no meio onde vivem é fundamental para democratização do acesso à cultura e é uma forma de dar voz e valorizar a trajetória dos adolescentes", destaca.
Sobre a música
“Não é Outra de Amor” é uma canção que traduz as contradições de uma adolescente na fase de compreender que está apaixonada, envolvendo o período de aceitação e muita imaginação.
A música gravada em casa e produzida por Juh Rocha e seu pai Beto Mota, ganhou vida durante a pandemia, uma maneira que a cantora encontrou de viver esse período de maneira mais leve e produtiva.
Sobre a artista
Juh Rocha é cantora e compositora mineira da cidade de Curvelo, tem 18 anos de idade e compõe desde os 12. Ainda bem pequena, já cantava e se apresentava em escolas e eventos locais. Com estilo bem-humorado, as músicas apresentam um tom divertido e suas interpretações, com caras e bocas, são a marca registrada da artista.
Nesse momento ela está preparando o segundo single, Megafone com lançamento marcado para 02 de Março nas plataformas de streaming e dia 09 de Março clipe oficial no canal da cantora no YouTube.