Centro Cultural UFMG

Marcelo Bones fala sobre festivais em novo vídeo do projeto Aulas Abertas

O diretor chama a atenção para a importância dos festivais enquanto espaço privilegiado de inovação, difusão das vanguardas de formação técnica e de público

Por Da Redação
Publicado em 09 de abril de 2021 | 14:17
 
 
normal

O convidado do projeto Aulas Abertas desta semana é o homem de teatro Marcelo Bones, que fala sobre festivais, especialmente os de teatro, em uma aula intitulada "Um olhar sobre os festivais". Bones inicia a conversa narrando o quanto os Festivais de Inverno da UFMG tiveram um papel muito importante em sua formação pedagógica, artística, humana e como diretor de teatro. A participação nesses eventos despertou seu interesse para os festivais de maneira geral e principalmente os festivais de teatro.

Em 2014, ele participou da criação do Observatório dos Festivais - organização de pesquisa, informação e articulação dos festivais de teatro no Brasil. 

Bones conta que os festivais provavelmente são realizados desde os primórdios da humanidade, ligados a rituais de celebração e colheita. Segundo ele, os festivais de teatro e artes cênicas podem ser definidos como uma sequência de apresentações cênicas demarcadas no tempo e em um determinado território. Ele segue falando sobre o surgimento dos principais festivais de teatro do Brasil e do Mundo, e ressalta que, além da importância artística, eles têm uma dimensão social, política e econômica.

Para finalizar sua reflexão, Marcelo Bones chama a atenção para a importância dos festivais enquanto espaço privilegiado de inovação, difusão das vanguardas de formação técnica e de público.

Marcelo Bones é diretor de teatro, fundador do Grupo Teatro Andante, professor, gestor cultural, criador do Observatório dos Festivais (festivais.com.br) e articulador da Rede Brasileira de festivais. Atualmente é Subsecretário de Cultura de Contagem - MG.

O projeto Aulas Abertas foi elaborado para oferecer um espaço de compartilhamento de ideias, conceitos e experiências, buscando a construção do conhecimento reflexivo e crítico pelo público, que terá acesso à fala de professores, pesquisadores e artistas convidados, não sendo assim aulas propriamente ditas, mas discussões contextualizadas pelo olhar científico e humano, essenciais neste momento de crise.

A cada semana será publicada uma nova aula pelo Facebook, Instagram, YouTube e site da Instituição. Confira os vídeos anteriores também por meio das redes sociais.

Serviço

Projeto Aulas Abertas

Quartas-feiras nas redes sociais e site do Centro Cultural UFMG
Facebook: https://www.facebook.com/centroculturalufmg
Instagram: https://www.instagram.com/centroculturalufmg
YouTube: https://www.youtube.com/c/CentroCulturalUFMG
Site: https://www.ufmg.br/centrocultural/

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!