Depois de 12 programas, mais de cem pratos, 14 eliminações, uma repescagem e muita emoção, a segunda temporada do programa “Mestre do Sabor”, da Globo, chega ao fim na noite desta quinta-feira (23), após a novela “Fina Estampa”. Quatro chefs - Ana Zambelli, Dário Costa, Júnior Marinho e Serginho Jucá - vão se enfrentar em provas que serão realizadas nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro, ao vivo. Somente um deles vai ganhar o troféu de campeão e voltar para casa com o prêmio de R$ 250 mil.
Os quatro finalistas estão na contagem regressiva para a final. “Eu espero que a minha mente não me boicote. Porque os outros três finalistas são pessoas com quem eu tenho amizade e gosto demais, e isso abala meu psicológico. Principalmente o Serginho, com quem falo todo dia. Mas estou querendo me divertir com amigos e esquecer que é uma competição. Penso que será uma degustação entre amigos e um deles vai ganhar um prêmio”, disse a carioca Ana Zambelli, única mulher a chegar na final.
“Eu tenho certeza de que, independente de eu ter mandado bem durante o programa, teve muita gente que não teve a oportunidade de mostrar seu trabalho individual. É possível observar que depois que as provas em grupo acabaram, muitos chefs se destacaram”, pontuou o santista Dário Costa. “O que eu tenho certeza é que será uma disputa acirrada e digna para quem está ali. Vai ser lindo”, comentou o chef.
O goiano Júnior Marinho contou que chega à final confiante. "Dediquei meu tempo nestes últimos meses para estudar e focar em pratos que eu possa usar vários tipos de proteínas. Aprimorei algumas técnicas minhas, foquei em estudar sobremesas, que são meu ponto fraco. Vou chegar confiante para fazer qualquer tema proposto”, afirmou ele.
Quem também está animado é o alagoano Serginho Jucá. “Eu tenho mania de olhar as coisas pelo lado bom, então encaro a final como uma oportunidade de recebermos de uma só vez a energia boa que estamos recebendo há meses. Além disso, estamos mais confiantes. Agora, ao vivo, queimou a panela, queimou a panela”, falou o chef.
Apresentador do “Mestre do Sabor”, Claude Troisgros comentou sobre a disputa até a escolha dos quatro finalistas. “Estamos numa competição. Um reality show de gastronomia com 18 cozinheiros e vai se afunilando até chegarmos com quatro na final. É claro que os melhores ficam. É realmente o detalhe do detalhe que faz diferença”, afirmou ele. “Temos chefs de altíssimo nível em termos de técnica, então teremos uma final emocionante, tensa e muito acirrada”, garantiu ele.
Ao vivo, mas com segurança
A exemplo do encerramento da primeira temporada, no ano passado, a final da edição 2020 do “Mestre do Sabor” será ao vivo, mas, por causa da pandemia do novo coronavírus, seguindo um rigoroso protocolo de segurança.
Segundo a Globo, uma equipe reduzida vai trabalhar nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro, para levar a atração ao ar. Claude Troisgros, Batista e Monique Alfradique (apresentadores), Kátia Barbosa, Leo Paixão e Rafa Costa e Silva (mestres), os finalistas e os profissionais da produção serão testados e terão a temperatura checada ao entrar no complexo. O uso de máscaras será obrigatório e os camarins, individuais, com acesso e trânsito proibido entre eles.
“Dentro do estúdio, estarão apenas os apresentadores, os mestres e os quatro finalistas, além de uma pequena equipe devidamente protegida. Câmeras robôs, já existentes na gravação do reality, estarão presentes em maior número. No cenário, as ilhas utilizadas pelos candidatos estarão ainda mais afastadas, respeitando o distanciamento seguro. Utensílios não poderão ser compartilhados durante a competição e uma barreira de acrílico irá separar os mestres Kátia, Leo e Rafa na bancada onde julgarão os pratos”, informou a emissora.