Morreu, na tarde desta terça-feira (3) em Fortaleza, aos 49 anos, a cantora e compositora de forró Rita de Cássia. Ela estava internada em um hospital da capital cearense desde 1º de janeiro para tratamento contra uma fibrose pulmonar. Rita tinha mais de 500 músicas escritas e teve suas composições gravadas por bandas e artistas como Mastruz com Leite, Amelinha, Cavalo de Pau, Aviões do Forró e Frank Aguiar.

Os sucessos “Meu Vaqueiro, Meu Peão”, “Saga de um Vaqueiro” e “Jeito de Amar” são de sua autoria. Segundo o G1, o corpo de Rita será levado para Alto Santo, cidade natal da cantora, onde ela será velada e sepultada.

Assim que a notícia da morte da cantora tornou-se pública, muitos artistas foram às redes sociais lamentar a passagem de Rita. “Rita de Cássia, minha conterrânea e amiga, sua partida partiu nossos corações. Siga encantando os anjos com seu forró que tanto cantou o amor”, escreveu, no Instagram, o poeta Bráulio Bessa, amigo pessoal da compositora.

A atriz e cantora Lucy Alves, que está no ar na novela “Travessia”, da Globo, publicou um vídeo no Twitter para falar da saudade que sentirá de Rita. “Queria externar a minha saudade. Acho que Rita de Cássia vai deixar muita saudade pra todos nós. Uma inspiração, uma referência feminina, compositora das grandes. Rita partiu, mas deixou um legado muito bonito e importante”, disse a atriz. 

O cantor Xand Avião também homenageou a cantora, citando um trecho da letra de “Pedaço de Solidão”, gravada pelo Mastruz com Leite: “Quando chega a noite, vento bate no meu rosto, saudade vem! Minha poetisa Rita de Cássia, o forró está de luto. Você será eterna em nossos corações”.

A banda Mastruz com Leite, que gravou várias músicas de Rita de Cássia, também usou as redes sociais para se despedir da cantora. “Suas palavras, suas músicas, sua voz doce, seu sorriso aberto... Tudo isso faz parte da nossa história e serão lembrados por nós todos os dias. Obrigado por tanto, obrigado por tudo! Seu legado será eterno Rita de Cássia”, diz o texto no perfil do grupo no Instagram. 

O governador cearense Elmano de Freitas, do PT, ressaltou que “o Ceará e o Brasil se despedem da cantora e compositora cearense Rita de Cássia, uma das maiores referências do nosso forró. (...) Que Deus conforte o coração dos familiares, amigos, e fãs por todo o país”.

Confira as homenagens de artistas a Rita de Cássia: