Cinco toneladas de gelo aplicadas em uma trilha pré-fabricada da Alemanha para criar uma superfície lisa e compacta de 148 m². Assim será transformado o palco do Grande Teatro do Palácio das Artes em uma pista de gelo. Será nesse espaço que o Ballet Estatal de São Petersburgo no Gelo vai apresentar, nesta terça e quarta-feira, pela primeira vez na capital mineira, o clássico “O Lago dos Cisnes”.
A pista, montada 48 horas antes da apresentação, é mantida por um sistema de resfriamento contínuo para que os 35 bailarinos possam deslizar com graça. Apresentar um clássico em um versão mais moderna, sobre patins, é um desafio – conforme explica o tour manager do espetáculo, Alexander Gonzáles. “Tudo é difícil: acomodar a coreografia, as roupas para que o público veja um clássico dos clássicos, como sempre, com música de Tchaikovsky e coreografia de Petipa, porém, não sobre as pontas do pés, mas sobre lâminas de aço”, comenta, explicando como garante a qualidade: “É um trabalho de muitas pessoas”, argumenta ele.
Fundado há mais de 40 anos, o Ballet Estatal de São Petersburgo no Gelo é um dos mais tradicionais da Rússia e apresenta, em geral, obras tradicionais. O treinamento dos bailarinos para integrar a trupe começa na infância. Com 3 ou 4 anos, eles iniciam o aprendizado da patinação do gelo, seguido do estudo do balé, além dos exercícios corporais. “A preparação inclui estudar todos os dias, entre dez a 12 horas por 14 anos”, resume Gonzáles.
“O Lago dos Cisnes”, do compositor russo Tchaikovsky, que a companhia russa traz à capital mineira, data do século XIX e é uma das montagens mais interpretadas no mundo. Em três atos, é mostrada a história do príncipe Siegfried, que se apaixona por uma princesa cisne (Odette) que foi encantada por um feiticeiro e só pode retomar permanentemente a forma de mulher quando encontrar o amor verdadeiro.
“É a obra mais importante no mundo do balé clássico. Fazer esse espetáculo é um verdadeiro prazer e uma honra para nós”, pondera Gonzáles. Para ele, o balé tradicional não perdeu ou perderá espaço na contemporaneidade. “O mundo muda, aparecem novas expressões, mas o clássico seguirá sendo amado. Por isso optamos por essas obras, com o atrativo de ser sobre o gelo, para assim encontrarmos mais o público”, defende.
Agenda
O quê. “O Lago dos Cisnes”, pelo Ballet Estatal de São Petersburgo no Gelo.
Quando. Nesta terça (11) e quarta-feira (12), às 21h.
Onde. Grande Teatro do Palácio das Artes (av. Afonso Pena 1.537, centro).
Quanto. Entre R$ 100 (meia-entrada; balcão) e R$ 400 (inteira; setor I).