Daniel Queiroz está envolvido com programação de salas de cinema em Belo Horizonte, como o Humberto Mauro e o Cine 104, e curadoria de festivais no país há mais de 15 anos. Em 2012, ele já via que a internet era o caminho para não deixar que ótimos filmes nacionais sumissem do mapa e começou a desenhar a ideia de uma plataforma com foco nessa produção nacional. Por razões diversas e outros trabalhos, o projeto foi sendo adiado, até que, em 2020, ele começou a sair do papel.

O que foi imaginado por quase uma década agora vira realidade: a mineira Embaúba Play, plataforma de streaming da distribuidora Embaúba Filmes, chega nesta sexta-feira (14) ao mercado e, como cartão de visitas, apresenta uma mostra gratuita com dezenas de filmes nacionais contemporâneos. “Eu até gostaria de ter lançado a plataforma antes, mas o projeto cresceu muito, ganhou complexidade”, diz Queiroz.

Ao todo, 80 produções, entre longas, médias e curtas-metragens, integram a programação da 1ª Mostra Embaúba Play, que é gratuita e vai até o dia 12 de junho. Nesse período, a cada três dias, três longas serão exibidos, e assim a cartela será renovada sucessivamente. Já os médias e curtas ficarão disponíveis durante todo o evento. A mostra tem seis programações paralelas e reforçam a diversidade não só de temas e linguagens, mas também de quem está por trás das câmeras.

A seleção “A Fluidez da Forma no Cinema Indígena”, feita por Júnia Torres, conta com 13 filmes de realizadores indígenas. “A mostra está bem atenta a isso e as pessoas vão encontrar obras que refletem essa diversidade fundamental. Grande parte da força do cinema brasileiro vem daí”, observa Daniel Queiroz.

Ele assina a seção “10+15 – Pulsões De Um Cinema Brasileiro”, que traz 10 longas e 15 curtas nacionais lançados na última década. “Parei para pensar na produção desse período e fiz uma seleção pessoal. Não tem um estilo único, há uma diversidade que deixa claro a força do cinema brasileiro”, ele comenta. Os primeiros longas dos diretores Affonso Uchôa (“A Vizinhança do Tigre”), Adirley Queirós (“A Cidade é Uma Só?”) e  André Novais Oliveira (“Ela Volta na Quinta”) estarão em cartaz.

Diretor da Embaúba Filmes, Daniel Queiroz também fez a curadoria da seção de pré-estreias e lançamentos da distribuidora. São dez filmes que ainda não foram exibidos em circuito comercial, e dois deles são totalmente inéditos: os documentários “Aqui Jaz Teu Esquema”, de Gabraz Sanna, “Brizolão”, de Jéferson, que discute a educação pública no Brasil a partir da experiência dos CIEPs, projeto de Brizola e Darcy Ribeiro no Rio de Janeiro.

Programe-se

A 1ª Mostra Embaúba Play começa nesta sexta-feira (14) e segue com a exibição gratuita de 80 filmes até 12 de junho pelo site da plataforma, onde o público também pode conferir a programação completa. Após o evento, o catálogo da plataforma será dividido entre obras gratuitas e para locação.