No YouTube

Série 'Histórias de Alimentar a Alma' tem novos episódios

Inéditos, eles promovem o encontro de novos talentos da gastronomia com referências da cultura alimentar da cidade ligadas à cultura familiar e à pesquisa da gastronomia e culturas afro-brasileiras

Por O TEMPO
Publicado em 21 de outubro de 2021 | 18:54
 
 
 
normal

O Circuito Municipal de Cultura lança nesta quinta e no sábado, 23, dois episódios especiais da série “Histórias de Alimentar a Alma”, como parte das atividades da 1ª Temporada Internacional de Gastronomia e Alimentação de Belo Horizonte. Os episódios inéditos promovem o encontro de novos talentos da gastronomia com referências da cultura alimentar da cidade ligadas à cultura familiar e à pesquisa da gastronomia e culturas afro-brasileiras. Além disso, todos os episódios da primeira e da segunda temporadas do “Histórias de Alimentar a Alma” foram reeditados para a participação no evento.

Nesta quinta, será exibido o encontro do cozinheiro Zito Cavalcante com Kelma Zenaide, mestre da cultura alimentar de Belo Horizonte. No cardápio, um prato com maçã de peito defumada, banana da terra e canastra curado, chamado Kipadu, e muita conversa sobre gastronomia. 

Kelma trabalha na criação de produtos, pratos autorais e releitura de clássicos. A base de sua gastronomia é a afro-brasileira, considerando as influências africanas, indígenas e europeias. Já Zito Cavalcante se descreve como “um cozinheiro de paixões''. Saiu de Cabo Frio (RJ) e viajou pelo Brasil todo numa expedição gastronômica. Em BH, está hoje à frente do Padu Cozinha Festiva.

No segundo episódio especial, que será lançado no dia 23 de outubro, às 19h, as convidadas são Bernardina de Sena e Renata Sampaio, que realizam a preparação da receita lombo recheado e guarnições. Cozinheira formada pelo Cordon Bleu Paris (Gran Diplome) e cozinha francesa clássica pelo Ritz Escoffier, Renata Sampaio estagiou em importantes espaços gastronômicos e foi chef de restaurantes da capital mineira. Bernardina de Sena é carinhosamente chamada de Seninha pelos moradores do Alto Vera Cruz, bairro em que mora há 55 anos. Seninha é integrante do grupo Meninas de Sinhá e participou também da primeira temporada do “Histórias de Alimentar a Alma” com  uma receita transmitida de sua avó para sua mãe, repassada a ela e feita tradicionalmente durante a quaresma.

Serviço 

O quê: Episódios especiais da série “Histórias de Alimentar a Alma”

Quando: Dias 21 e 23 de outubro, às 19h 

Onde: Youtube da Fundação Municipal de Cultura, site e redes sociais do Circuito

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!