Online e gratuito

Soprano mineira aborda violência contra a mulher em projeto de música de câmara

Terceiro e último episódio audiovisual de ‘Ophelia, A Histérica: 3 Canções, 3 Reflexões em 3 Episódios’, idealizado por Nívea Freitas, vai ao ar nesta quinta (10)

Por Da redação
Publicado em 09 de junho de 2021 | 12:48
 
 
normal

A soprano mineira Nívea Freitas e seus irmãos foram diretamente afetados pela violência doméstica contra a mulher. “Encontrei na linguagem artística uma forma de manifestar a importância da luta contra a impunidade e a violência que acontece muitas vezes de forma silenciosa na vida de muitas famílias”, ela comenta. Nívea, então, criou o projeto “Ophelia, A Histérica: 3 Canções, 3 Reflexões em 3 Episódios”, que apresenta performance de música de câmara em leitura audiovisual a partir da análise da personagem Ophelia, de “Hamlet”, do poeta e dramaturgo William Shakespeare, e suas mazelas. Nívea faz um paralelo entre o sofrimento da personagem fictícia do século XVII e a atual realidade de muitas mulheres.

Nesta quinta-feira (10), às 19h, vai ao ar "Violência Contra Mulher", terceiro e último episódio do projeto, exibido gratuitamente pelo canal da Casa Híbrido Produções no YouTube. “Difusão e Liberdade” e “Útero (Histeria)” estrearam, respectivamente, em 27 de maio e 3 de junho. Cada episódio do projeto, contemplado pela Lei Aldir Blanc, apresenta uma nova proposta de atuação do tradicional repertório "Drei Lieder der Ophelia" (“Três Canções de Ophelia”), Op.67, de Richard Strauss. 

Os episódios, que têm cerca de oito minutos cada, foram produzidos a partir da mistura de diversas linguagens, como a da composição musical contemporânea, de animação cut out inspirada em Monthy Python e edições e direções de fotografia inspiradas em obras do produtor, roteirista e escritor Noah Hawley.

Além da inovação interdisciplinar do processo criativo, “Ophelia, A Histérica: 3 Canções, 3 Reflexões em 3 Episódios” busca a reflexão sobre o tema da violência contra mulher: no Brasil, em 2020, cinco mulheres foram vítimas de feminicídio por dia. Em todo o mundo, cerca de 243 milhões de mulheres foram submetidas a algum tipo de violência física e/ou sexual.

A equipe que integrou a produção do projeto conta com o o pianista Wagner Sander, o diretor de fotografia Eric Andrada e compositora Nathália Fragoso e o artista de cinema de animação Jackson Abacatu, além da equipe de apoio.

Responsável pela elaboração, direção, roteiro, produção e performance como soprano do projeto, Nívea Freitas é bacharel em canto pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde também concluiu seu mestrado, cuja pesquisa foi parcialmente desenvolvida na Sorbonne Nouvelle de Paris. Nívea, que é sócia-fundadora da Casa Híbrido, juntamente com a compositora Nathália Fragoso, possui um segundo mestrado em performance e título de concertista, ambos realizados na HFMT Hamburg, da Alemanha. Também na Alemanha, em 2018, ela venceu o concurso "CLAB Festival - Neue Konzert Ideen", que estimula a concepção de novos formatos de concertos.

Veja os episódios anteriores de “Ophelia, A Histérica: 3 Canções, 3 Reflexões em 3 Episódios”:

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!