Os violeiros Chico Lobo, Pereira da Viola e Wilson Dias se reuniram no palco do Minas Tênis Clube (rua da Bahia, 2.244) neste sábado, para apresentarem o show “Violas de Minas em Folias de Natal”.
Nele, os três percorrem vários ritmos, como catira, toada, moda de viola e cateretê. A abertura ficou com a folia Caravana de Santos Reis Renascer, de Jequitibá. "Esse encontro nasce quando a viola ganhou o registro de patrimônio imaterial da cultura de Minas Gerais, a gente se juntou para um belíssimo show na Praça da Liberdade, depois, a gente correu trecho, fomos a tantas cidades, estados, e agora, no final do ano, é hora de comemorar com o público de BH este belíssimo encontro", diz Chico Lobo.
"A gente vai cantando o repertório que passa pelas folias, batuques, já anunciando as portas do Natal que chegou, e a Folia dos Reis de Jequitibá fez a gente começar a cantoria com muita alegria", prossegue ele.
Chico falou que partilha de culturas, emoção, fazem parte da união entre os três. "Alegria e mutirão, porque a viola é de festa, é de mutirão".
Ele ressalta, ainda, que, Minas teve em 2017, as folias de reis reconhecidas como patrimônio imaterial. "Em 2018, chega a vez da viola caipira, então, as pessoas vão apreciar a genuína cultura mineira, é importante ressaltar em momentos em que cada vez mais é necessária uma identidade cultural, esse show é um prato fabuloso", conclui.